Começou na manhã de ontem, 25, em São Paulo, uma campanha para alertar motoboys e condutores que desejam ingressar na profissão sobre as novas exigências do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que passam a vigorar em todo o País no próximo dia 4 de agosto. O início da campanha começou por volta das 9h no bolsão de estacionamento para motociclistas da Praça da República, na região central da capital. Segundo o Departamento de Trânsito (Detran) de São Paulo, serão distribuídas cerca de 100 mil cartilhas em 100 bolsões de estacionamento para motociclistas.
O Estado informa ainda que serão feitas também blitz informativas sobre os novos itens obrigatórios de segurança previstos na legislação federal, como coletes e capacetes com dispositivos retrorrefletivos, proteção para motor e pernas, além de aparador de linha, também conhecido como "antena corta-pipa", entre outros.
A cartilha funciona como um guia prático para explicar os pré-requisitos do condutor e do veículo e as leis que regulamentam a profissão. Também conta com orientações sobre o curso especializado para motofrete, dicas para uma pilotagem segura, indicações da Polícia Militar quanto aos itens que serão fiscalizados e o passo a passo sobre como o motorista pode obter o Condumoto (certificado de capacitação para o transporte de pequenas cargas, expedido pelo DTP).
Fonte: O Estado de S. Paulo, 25 de junho de 2012