Parking News

Ibirapuera pode ter mais vagas e manobrista

estacionamentoabertocampinas-711

O edital para a concessão por 35 anos do Parque do Ibirapuera e de outras cinco áreas verdes de São Paulo foi publicado dia 12 pela Prefeitura. O documento prevê que a empresa que assuma a gestão do parque cobre estacionamento – hoje há Zona Azul com limite de quatro horas –, instalando catracas. A proposta ainda é de aumentar em até 10% o número de vagas (898 no bolsão interno).

Para isso, a gestão Bruno Covas (PSDB) sugere até serviço de manobristas nos fins de semana. O contrato e seus anexos preveem que o estacionamento seria como os de shopping centers: com painéis indicando a taxa de ocupação e onde estão as vagas livres. “Com isso, se reduzirá a entrada, o fluxo no interior do parque e a procura por vagas, além de minimizar o trânsito de acesso”, diz trecho do edital.

A proposta sugere ao futuro gestor, ainda, a troca do asfalto do estacionamento por pisos semipermeáveis ou permeáveis, como grama. A licitação informa também que outras áreas, externas, poderiam ser adaptadas, mas que estudos de demanda já realizados indicam que não haveria público suficiente para justificar uma obra mais pesada – como a construção de estacionamento subterrâneo. Reformas.

As regras publicadas definem que sairá vencedora a empresa que apresentar o maior valor de outorga à Prefeitura. É a taxa que terá de ser paga após a assinatura do contrato. O lance mínimo estabelecido foi de R$ 1,9 milhão. No total, pelos 35 anos de vigência do contrato, a administração municipal estima um valor de contrato de R$ 1,2 bilhão.

A proposta prevê que o novo gestor tenha de fazer reformas nos caminhos, nas quadras, na marquise, nos restaurantes e na sinalização do parque. Terá de manter ainda equipamentos como o Planetário. Por outro lado, libera a exploração de taxas, de lojas de suvenires e do comércio. Os atuais 169 vendedores autônomos, ambulantes, terão a permanência no espaço garantida.

Já os seis permissionários do parque, que têm lojas instaladas no interior do Ibirapuera, só têm a permanência garantida durante o chamado período de adaptação. Esse tempo é o prazo de oito meses, determinado em contrato.

Fonte: O Estado de S. Paulo - 13/05/2018

Categoria: Cidade


Outras matérias da edição

Estacionamentos e o crescimento macroeconômico

Por Jorge Hori* Os estacionamentos pagos, como uma atividade econômica, sofreram com a crise econômica geral. Com a retomada do crescimento da economia a expectativa é de que a atividade também volte (...)

Comissão vai analisar convenção coletiva

O Sindepark realizou ontem (14), em sua sede, reunião com os associados para tratar da convenção coletiva deste ano. Foi formada uma comissão, com representantes de várias empresas, que analisará a pa (...)

Sindepark divulga a pesquisa Pinheiros – Parte 2

O Sindepark concluiu a pesquisa sobre a atividade em estacionamentos na região de Pinheiros, que foi dividida em duas partes. O levantamento dos dados da Parte 2 foi feito nos dias 26 de abril, 3, 7 e (...)

Estacionamento lidera infrações (Niterói/RJ)

O número de autuações no trânsito dispara em Niterói. Nos três primeiros meses do ano foram 11.441 infrações, a maioria, 7.827 delas, por estacionamento irregular. No primeiro trimestre de 2017 foram (...)


Seja um associado Sindepark