Bancos liberam R$ 28,6 bilhões no 1º trimestre para financiar veículos

15/05/2018

carros-988

O total de crédito liberado pelos bancos para o financiamento de veículos atingiu R$ 28,6 bilhões no primeiro trimestre, o maior valor dos últimos cinco anos. Os dados mais recentes do Banco Central citados no Boletim Mensal da Anef, associação dos bancos de montadoras, apontam que esse total representou aumento de 27,6% na comparação com os recursos liberados em igual período de 2017, quando registrou R$ 22,4 bilhões. Esse aumento pela procura e oferta de crédito reflete claramente a retomada das vendas de veículos no mesmo período.

Do total liberado no primeiro trimestre, R$ 28,1 bilhões foram destinados ao CDC, crédito direto ao consumidor, enquanto R$ 461 milhões sustentaram os negócios via leasing, crescimento de 27,7% e 24,5%, respectivamente, na comparação anual.

Em março, o saldo das carteiras somou R$ 176,4 bilhões, avanço de 9,1% no comparativo anual. Desse total, os financiamentos responderam por R$ 172,8 bilhões, alta de 9,6% no ano; os demais R$ 3,6 bilhões representaram as operações de leasing no mês.

Outro índice positivo é a inadimplência, que fechou março em 3,6%, queda de 0,9 p.p. sobre os 4,5% apurados em mesmo mês do ano passado, considerado pessoa física. Na carteira de leasing, a taxa foi de 2,2%, redução de 1,5 p.p. A taxa de inadimplência para PJ foi de 2,5% para financiamentos e 1,6% para leasing, queda de 2 p.p. em ambas.

Fonte: G1, 14 de maio de 2018

Estacionamentos e o crescimento macroeconômico

Por Jorge Hori* Os estacionamentos pagos, como uma atividade eco (...)

Comissão vai analisar convenção coletiva