Parking News

Guardadores pedem ampliação do sistema de vagas rotativas (RJ)

Prestes a completar seis meses de atividades, o Ita Rotativo, além de ordenar a utilização de 500 vagas de estacionamento no Centro de Itaboraí, vem garantindo geração de renda e melhoria na qualidade de vida dos 60 operadores autônomos contratados para operar o sistema nas ruas da cidade. Os trabalhadores, hoje vinculados à Associação dos Guardadores Autônomos dos Municípios de Rio Bonito e Itaboraí (Agarbi), estavam desempregados e viviam na informalidade.

Segundo o secretário municipal de Transportes, Cláudio Ivanof, o Ita Rotativo, além de gerar empregos na cidade, garantiu o ordenamento nas principais ruas do Centro. “Trabalhando com uniforme e identificação, os operadores são respeitados pelos motoristas, que cumprem as regras estabelecidas”, afirma Ivanof.

O diretor-presidente da Agarbi, Luciano Andrade, solicitou ao município a ampliação do Ita Rotativo a outros bairros da cidade. “Desta forma, a Prefeitura pode gerar ainda mais oportunidades”, aposta.

Funcionamento – O operador autônomo do Ita Rotativo tem como remuneração 40% do que arrecada com a venda dos talões. Dos 60% restantes, 45% são destinados aos custos da operação, e 15% vão para o Fundo Municipal de Transporte, órgão responsável pelos investimentos da Prefeitura em capacitação de pessoal, instalação e manutenção de equipamentos utilizados em vias públicas, como semáforos, abrigos de ônibus, placas de sinalização e outros.

Fonte: O Fluminense (Niterói), 23 de abril de 2015

Categoria: Geral


Outras matérias da edição

Redução de aluguel para ter preços mais justos

É de conhecimento geral que o País atravessa uma fase econômica instável e que, para enfrentá-la, todos os setores devem se ajustar ao mercado e procurar novas estratégias para sobreviverem e continua (...)

Corredores comerciais e vagas para estacionamento

Por Jorge Hori* A regulação pelo Estado de uma sociedade complexa é sempre difícil pela variedade das situações e das formas com que as pessoas, em sociedade, se organizam naturalmente. O natural ou (...)

Vaga livre para a desordem (RJ)

As 37 mil vagas de estacionamento de rua do sistema Rio Rotativo se tornaram terra de ninguém. Sem fiscalização efetiva da prefeitura, que não cumpriu a promessa feita em 2013 de licitar um serviço de (...)

Gestão Haddad vai privatizar Anhembi

O governo Haddad vai privatizar o Anhembi. A Prefeitura de São Paulo lança nesta semana um chamamento para que as empresas interessadas apresentem propostas para exploração do maior centro de convençõ (...)

Estacionamento com SMS começa em Fortaleza

Um novo sistema de estacionamento rotativo, integrado através de SMS e aplicativo para smartphone, foi apresentado pela Prefeitura de Fortaleza dia 23 no auditório da Autarquia Municipal de Trânsito e (...)

Lei obriga obra pública a utilizar água de reúso

O prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, sancionou dia 23 a lei que obriga o governo a utilizar água de reúso em obras públicas. Pela proposta, aprovada pela Câmara em fevereiro, também ficou definid (...)


Seja um associado Sindepark