Com bolso mais apertado, consumidor muda padrão de consumo

Na contramão do mercado de veículos novos, o financiamento de carros usados "jovens" (quatro a oito anos) cresceu quase 3% no primeiro trimestre em comparação a igual período de 2014. O percentual é significativo se comparado à queda de 16,8% no financiamento dos veículos zero. Desde 2011, quando a Unidade de Financiamento da Cetip passou a reunir informações sobre esse mercado, esse foi o trimestre com maior volume de financiados nessa faixa --perto de 393,5 mil. No total foram 387 mil financiamentos para novos e 708,3 mil para usados, somadas todas as faixas de idade.

Para Décio Carbonari, presidente da Anef, associação das empresas financeiras das montadoras, há uma migração evidente de consumo. "Quem comprava o novo opta pelo seminovo [zero a três anos]. Parte de quem comprava essa faixa já opta por um mais antigo, mas ainda em boas condições de uso", diz.

Modelos populares, como Gol, Palio, Uno e Celta lideram o ranking dos mais procurados. O consórcio foi a modalidade de financiamento que mais cresceu no período, embora o CDC (crédito direto ao consumidor) ainda seja o mais procurado.

Outras razões que levaram os consumidores a optar pelo usado, segundo consultores, são os preços dos novos -- subiram de 7% a 10%, dependendo do modelo, por causa da retirada de incentivos fiscais (IPI reduzido) e do fim dos bônus (subsídios) de montadoras a revendedores.

Fonte: Folha de S. Paulo, 27 de abril de 2015

Redução de aluguel para ter preços mais justos

É de conhecimento geral que o País atravessa uma fase econômica instável e que, para enfrentá-la, todos os setores devem se ajustar ao mercado e procurar novas estratégias para sobreviverem e continua (...)

Corredores comerciais e vagas para estacionamento