Parking News

O aumento da renda familiar e a maior oferta de emprego e crédito no mercado levaram o comércio varejista da região metropolitana de São Paulo a registrar alta no faturamento de setembro. É o que indica a Pesquisa Conjuntural do Comércio Varejista (PCCV), realizada mensalmente pela Federação do Comércio do Estado de São Paulo (Fecomercio-SP). No mês em questão, o varejo registrou crescimento de 6,1% ante o mesmo período de 2008, a segunda alta consecutiva e o terceiro resultado positivo do indicador em 2009. Vale notar que setembro de 2008 foi o mês de deflagração da crise financeira mundial. No acumulado dos nove primeiros meses do ano, a taxa de crescimento do setor foi de 1,3% ante igual período do ano passado. A informação é de O Estado de S. Paulo
Os economistas da entidade observam que em setembro a massa de rendimentos na região metropolitana cresceu 2% ante o mesmo período de 2008, e o desemprego decresceu de 9,1%, em agosto, para 8,7%. Além disso, houve melhora significativa nas concessões de crédito, acumulando no ano alta de 12,4%. "Levando-se em conta o aumento da confiança do consumidor e sua declarada intenção de consumo, a tendência é registrarmos um crescimento expressivo nesses últimos três meses de 2009", avalia Altamiro Carvalho, economista da Fecomercio-SP.
A alta mensal do indicador foi puxada por setores com grande peso no varejo: Supermercados (14%) e Comércio Automotivo (1,9%). De acordo com a entidade, a retomada da venda de bens básicos (como alimentos e produtos perecíveis) foi a responsável pelo crescimento no segmento de Supermercados.
A alta do Comércio Automotivo é atribuída pela Fecomercio-SP à antecipação do consumo com vistas ao retorno gradual da cobrança do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) na compra de veículos, a partir de outubro. O segmento se recuperou, em setembro, de queda registrada em agosto, com incremento de 1,9% em relação àquele mês.
Fonte: O Estado de S. Paulo, 17 de novembro de 2009

Categoria: Geral


Outras matérias da edição

Radar ligado, apesar de tudo (17/11/2009)

Os 110 radares de Curitiba continuam em operação, apesar da publicação do acórdão da 4ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR) que decidiu pela suspensão do contrato entre a prefeitura (...)

Polígono da falta de autoridade (19/11/2009)

Criado há um ano e seis meses para tentar melhorar o trânsito da cidade na hora do rush, o "polígono de restrição" a veículos de carga e descarga parece ter caído no esquecimento de muitos motoristas (...)

A cidade de todos os shoppings (25/11/2009)

Nos últimos dois anos, o triângulo formado pelas ruas Fidêncio Ramos, Gomes de Carvalho e Olimpíadas, na Vila Olímpia, foi transformado em um imenso canteiro de obras. Agora, durante o dia todo, 1.500 (...)

Zona Azul passa por ampliação (18/11/2009)

O serviço de estacionamento público pago em ruas da cidade de Caxias do Sul aumentou em 270 vagas, o que representa 15%. A expansão do Zona Azul vai abranger cinco áreas centrais, nos bairros Centro, (...)

ViaOeste bloqueia acesso à Castello (18/11/2009)

Com a proposta de dar continuidade às obras do Projeto Cebolão, a concessionária CCR ViaOeste anunciou dia 17 de novembro o bloqueio definitivo, a partir do dia 19, da alça de acesso da pista marginal (...)


Seja um associado Sindepark