Nos últimos dois anos, o triângulo formado pelas ruas Fidêncio Ramos, Gomes de Carvalho e Olimpíadas, na Vila Olímpia, foi transformado em um imenso canteiro de obras. Agora, durante o dia todo, 1.500 operários revezam-se nos acabamentos - da limpeza dos vidros à pintura das paredes - para a festa de inauguração do Shopping Vila Olímpia, prevista para o dia 24. Criado para atender à crescente demanda de moradores e executivos que trabalha nas redondezas ele será aberto ao público no dia 25.
Trata-se do 50º shopping da cidade, segundo contagem da Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce). Prova de que o setor está longe de ficar saturado. "Esse mercado ainda é altamente promissor", afirma Nabil Sahyoun, presidente da Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop). "Cresce na faixa de 7% ao ano."
Outros três shoppings estão em construção na capital: o Metrô Tucuruvi, na Zona Norte, o Mooca, na Zona Leste, e o JK Iguatemi, na Zona Sul. Todos têm previsão de abrir as portas em 2011. Iniciativa do grupo Iguatemi, o JK será praticamente vizinho do Vila Olímpia - em linha reta, há menos de 1 km de distância entre eles. "O Vila Olímpia terá dois anos para se firmar até a chegada do concorrente", diz Tadeu Masano, da consultoria Geografia de Mercado. Esforços para isso não faltam. Com investimento de 310 milhões de reais, o shopping tem 187 lojas e 32 restaurantes, além de sete salas de cinema do grupo Severiano Ribeiro e um teatro, que ficarão prontos apenas no ano que vem. Seis andares são interligados por escadas rolantes centrais. Entre os estabelecimentos-âncora, estão a rede gaúcha Colombo Premium, de eletroeletrônicos, e a CTIS, especializada em produtos e serviços de tecnologia, do Distrito Federal.
A maior aposta dos empreendedores, porém, é a praça de alimentação localizada no 4º andar. Eles consideram garantida a presença de quem frequenta os vários prédios comerciais do entorno. "Estimamos que 60% de nosso público venha a pé nos dias de semana", conta o superintendente Rogério Miola. Uma das opções gastronômicas é o Folha de Uva, a primeira filial da casa árabe, cuja matriz fica na Rua Bela Cintra.
Outra atração do piso, o boliche Villa Bowling foi inspirado no luxuoso Red Rock Lanes, de Las Vegas, e custou 5 milhões de reais. Em seus 1.200 m2, há doze pistas, sala de games e restaurante. Equipamentos e tecnologia foram importados dos Estados Unidos. "Queremos ressuscitar o boliche", afirma o empresário Caco Cruz, jogador profissional e dono de três dessas casas no Rio de Janeiro.
"A capital paulista comporta esse tipo de investimento", acredita Armando d'Almeida Neto, vice-presidente da Multiplan, administradora do Vila Olímpia, do Morumbi e do Anália Franco. Esse último, aliás, acabou de ganhar 76 lojas em um 3º piso. Segundo a Alshop, 30% dos centros de compra paulistanos estão com expansões em curso.
Funcionando há menos de dois anos, o Cidade Jardim promete abrir mais 50 lojas em março. Antes disso, em dezembro, inaugura a primeira filial da grife Carolina Herrera no País. O concorrente Iguatemi não fica atrás. No dia 10 de dezembro, um de seus corredores receberá a marca italiana de vestuário Missoni.
Antigos, reformulados ou novíssimos, os shoppings paulistanos não parecem ter problema para atrair consumidores. Juntos, eles recebem 85 milhões de pessoas por mês (os frequentadores habituais de cada endereço entram diversas vezes nessa conta). Pelo visto, sempre cabe mais um.
O que vem por aí
Estes serão inaugurados...
JK Iguatemi
Localizado no número 2.041 da Av. Presidente Juscelino Kubitschek, tem abertura prevista para março de 2011.
Metrô Tucuruvi
Será integrado à Estação Tucuruvi do metrô. Entre as 238 lojas, já estão garantidas as âncoras Renner e Riachuelo. Deve ficar pronto em setembro de 2011.
Mooca
Focado nas classes A e B, será erguido em um terreno de 112.000 m2. Terá boliche, academia, cinemas da rede Cinemark e um teatro. Inauguração: abril de 2011.
... e estes ampliados
Cidade Jardim
Pronto desde a abertura do shopping, em 2008, o 2º piso receberá em março 50 novas lojas, na maioria nacionais.
Eldorado
Está em obras de revitalização. A fachada restaurada deve ficar pronta ainda neste ano. Até 2010, a praça de alimentação oferecerá mais espaço para os clientes.
Frei Caneca
A construção de um anexo começa no primeiro semestre do ano que vem. Deve terminar apenas no início de 2012, quando o shopping passará a ter mais 18.000 m2 de área construída - um aumento de 25% em relação à área atual.
Ibirapuera
No primeiro trimestre de 2010, começam as obras para a troca de piso, iluminação e mobiliário. A reforma ocorrerá durante a madrugada e deve durar até 2012.
Interlar Aricanduva
Ao fim da expansão, prevista para o primeiro semestre do próximo ano, ganhará 38.000 m2 de área construída e 2.100 novas vagas gratuitas de estacionamento.
Pátio Higienópolis
A ampliação deve ficar pronta no primeiro semestre de 2010. Para isso, comprometeu-se a restaurar um casarão vizinho tombado pelo patrimônio histórico.
Fonte: Revista Veja São Paulo, 25 de novembro de 2009

Categoria: Mercado

Radar ligado, apesar de tudo (17/11/2009)

Os 110 radares de Curitiba continuam em operação, apesar da publicação do acórdão da 4ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR) que decidiu pela suspensão do contrato entre a prefeitura (...)