O que é importante para a sua qualidade de vida e para o seu bem-estar na cidade? O Movimento Nossa São Paulo fez essa pergunta a 32 mil paulistanos, entre junho e setembro deste ano. No topo da lista está a preocupação com educação. O trânsito, que costuma ganhar destaque nos bate-papos informais sobre os maiores problemas da cidade, ficou em 17º lugar.
Os dados chamaram a atenção dos organizadores da pesquisa, num momento em que a capital paulista recebe investimentos pesados para reduzir o congestionamento, com a criação de uma terceira pista na Marginal do Tietê, Rodoanel e expansão das linhas da Companhia do Metropolitano (Metrô). "Será que estamos no caminho certo? A pesquisa nos aponta uma nova direção", disse o idealizador do Movimento, Oded Grajew.
Segundo o jornal Estado de S. Paulo, os dados foram divulgados dia 17 de novembro e serão encaminhados ao poder público. O levantamento é inédito e se propõe a criar um indicador que possa "medir" a qualidade de vida na cidade.
Além de adultos, crianças e adolescentes de escolas públicas com idade entre 10 e 15 anos também foram ouvidos. Cerca de 50% dos entrevistados demonstraram preocupação com a qualificação dos professores. E outros 40% com a falta de vagas em creches e escolas perto de casa.
Mobilidade
Mesmo sem considerar a mobilidade um fator primordial para melhorar a qualidade de vida em São Paulo, os entrevistados também tiveram a oportunidade de indicar o que desejam para o trânsito e o transporte. Mais da metade pede a expansão das linhas do Metrô. Atrás de educação (58,89%) vieram saúde (56,30%), ambiente (49,54%), segurança (48,11%), trabalho (41,62%). Mobilidade recebeu 17,71%.
Fonte: O Estado de S. Paulo, 18 de novembro de 2009

Categoria: Cidade

Radar ligado, apesar de tudo (17/11/2009)

Os 110 radares de Curitiba continuam em operação, apesar da publicação do acórdão da 4ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR) que decidiu pela suspensão do contrato entre a prefeitura (...)