Parking News

A proximidade do início do ano - e das contas de janeiro - estimula muita gente a vender seus carros para comprar um veículo novo a fim de equilibrar o orçamento. A famosa "troca com troco", como a operação é conhecida nas concessionárias, atrai brasileiros pelos juros baixos do carro novo. A reportagem é do Jornal Nacional.
O consultor Fernando Prada, por exemplo, vendeu o carro usado na concessionária e comprou um novo em 60 parcelas, sem entrada, com juros de 1,38% ao mês. Os R$ 8.500,00 que recebeu já tinham destino certo. "Eu saldei contas parceladas de cartão, saldo de cheque especial. Ainda sobrou dinheirinho pra gastar agora no final do ano", afirmou.
A diferença é grande. Enquanto o cheque especial tem taxa de cerca de 7% ao mês e o juro do cartão de crédito passa de 10%, o do financiamento de automóveis fica em 1,45%. Ele é mais barato porque o risco para o banco é menor já que a garantia é o próprio veículo. As lojas estimulam esse tipo de negócio.
Especialistas veem vantagens, mas alertam que ao trocar uma dívida pela outra não se deve levar em conta apenas os juros. "As pessoas olham só a taxa e esquecem o montante e o prazo. Talvez seja melhor procurar um empréstimo pessoal num banco, que vai ter juros maiores, mas que só vai financiar aquela parte que ele precisa", disse o professor de finanças William Eid, da Fundação Getúlio Vargas (FGV).
Fonte: Jornal Nacional, 21 de novembro de 2009

Categoria: Geral


Outras matérias da edição

Radar ligado, apesar de tudo (17/11/2009)

Os 110 radares de Curitiba continuam em operação, apesar da publicação do acórdão da 4ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR) que decidiu pela suspensão do contrato entre a prefeitura (...)

Polígono da falta de autoridade (19/11/2009)

Criado há um ano e seis meses para tentar melhorar o trânsito da cidade na hora do rush, o "polígono de restrição" a veículos de carga e descarga parece ter caído no esquecimento de muitos motoristas (...)

A cidade de todos os shoppings (25/11/2009)

Nos últimos dois anos, o triângulo formado pelas ruas Fidêncio Ramos, Gomes de Carvalho e Olimpíadas, na Vila Olímpia, foi transformado em um imenso canteiro de obras. Agora, durante o dia todo, 1.500 (...)

Zona Azul passa por ampliação (18/11/2009)

O serviço de estacionamento público pago em ruas da cidade de Caxias do Sul aumentou em 270 vagas, o que representa 15%. A expansão do Zona Azul vai abranger cinco áreas centrais, nos bairros Centro, (...)

ViaOeste bloqueia acesso à Castello (18/11/2009)

Com a proposta de dar continuidade às obras do Projeto Cebolão, a concessionária CCR ViaOeste anunciou dia 17 de novembro o bloqueio definitivo, a partir do dia 19, da alça de acesso da pista marginal (...)


Seja um associado Sindepark