Na semana encerrada no dia 27 de agosto, o preço médio do etanol subiu 0,70% ante a semana terminada no dia 20 de agosto. Assim, o combustível passou a ser vantajoso em apenas três localidades analisadas pela ANP (Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis). Considerando os valores praticados na quarta semana de agosto, o abastecimento com etanol é mais econômico em relação à gasolina em Goiás, Mato Grosso e São Paulo, conforme noticiou o InfoMoney.
Em Goiás e São Paulo, a proporção ficou em 64% e 67%, respectivamente. O preço do etanol atingiu R$ 1,835 e R$ 1,815, nesta ordem. Já o valor da gasolina ficou em R$ 2,834 e R$ 2,673 nesses estados. No Mato Grosso, o valor do litro de etanol representou 63% do preço da gasolina, apresentando a maior vantagem para os usuários de derivado da cana-de-açúcar.
Para o uso do etanol ser vantajoso, é preciso que o litro custe até 70% do preço do litro da gasolina. Se a proporção ultrapassar essa porcentagem, abastecer com gasolina torna-se mais apropriado financeiramente.
Brasil
De maneira geral, das 27 unidades federativas analisadas pela agência, o preço médio do etanol subiu em 19 estados na semana encerrada no último dia 27. Na média nacional, o litro do etanol subiu para R$ 2,006. Já a gasolina avançou em 15 estados, mas ficou em R$ 2,756, na média. A proporção do preço do etanol com relação ao da gasolina, na média nacional, foi de 72% na última semana.
Fonte: site InfoMoney, 29 de agosto de 2011

É pura ficção (24/08/2011)

Basta tirar o carro da garagem para comprovar: os engarrafamentos no Rio estão cada vez mais longos. De segunda a sexta, entre 7 e 10 horas, a Rua Jardim Botânico tem velocidade média de 17 km por hor (...)

Trem ligará SP a Junaí em 25 minutos (25/08/2011)