Parking News

A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) começou a testar uma solução barata e rápida para estender a área das calçadas: pintar o asfalto com tinta azul. O objetivo é diminuir a distância da travessia dos pedestres em curvas e cruzamentos movimentados de São Paulo. Um projeto-piloto foi feito nesta semana na esquina da Rua Capitão Salomão, na frente do Largo do Paiçandu, no Centro. "Isso é um avanço que traz mais proteção ao pedestre e diminui pela metade o risco da travessia e o conflito do carro e o pedestre. A ideia é diminuir o atropelamento e gerar mais segurança na travessia do pedestre", afirmou Irineu Gnecco Filho, diretor de planejamento da CET, ao G1. Segundo ele, os motoristas que desrespeitarem a nova área serão multados. A infração é considerada gravíssima - multa de R$ 574,61 e sete pontos na carteira de habilitação.
Delimitada por uma faixa branca e 17 balizadores cilíndricos de plástico, a área azul começa na sarjeta e termina no meio da rua, adicionando cerca de 50 metros quadrados de espaço exclusivo para quem está a pé. Essa calçada improvisada permite a travessia em menos tempo em um ponto da via sem semáforos. A ideia foi trazida de Nova York.
Após duas semanas de pesquisas, que incluem entrevistas com os pedestres e avaliação do respeito dos motoristas à novidade, técnicos da CET decidirão se vão implantar a área azul em outros pontos da cidade.
As próximas esquinas que devem recebê-lo são a da Rua Boa Vista com a Ladeira Porto Geral, a da Rua Quirino de Andrade com o Largo da Memória, ambas no Centro, e a das Ruas Pedroso de Moraes e Morás, em Pinheiros, na Zona Oeste. Vias ao lado da Praça da Sé também podem ganhar a novidade.
Fonte: portal G1, 26 de agosto de 2011

Categoria: Cidade


Outras matérias da edição

É pura ficção (24/08/2011)

Basta tirar o carro da garagem para comprovar: os engarrafamentos no Rio estão cada vez mais longos. De segunda a sexta, entre 7 e 10 horas, a Rua Jardim Botânico tem velocidade média de 17 km por hor (...)

Trem ligará SP a Junaí em 25 minutos (25/08/2011)

A demora de 1h20 da viagem de trem entre São Paulo e Jundiaí vai cair para 25 minutos com a criação de uma linha expressa. A ligação, anunciada dia 24 de agosto pelo governador Geraldo Alckmin, será e (...)


Seja um associado Sindepark