Desde o dia 26 de agosto, passageiros de parte dos ônibus de transporte urbano de Campo Grande (MS) foram obrigados a usar um cartão magnético e não mais dinheiro para circular pela cidade. Por meio de decreto municipal, a medida foi posta em prática em 45 ônibus da capital, mas a ideia é implantar o sistema em todos os cerca de 450 veículos do município, de maneira gradual, até janeiro do ano que vem. A regra foi criada, segundo a prefeitura, como forma de reduzir o número de assaltos dentro dos ônibus - são, em média, 600 casos anuais, segundo registros policiais. Em Campo Grande, ao menos 300 mil passageiros usam o transporte coletivo por dia, de acordo com dados da Associação das Empresas de Transportes Urbanos (Assetur). As informações são do UOL Notícias.
Entidades, no entanto, criticam a medida. O presidente da Comissão de Direitos do Consumidor da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MS), Francisco Luis Nanci Fluminhan, disse que a medida fere o "direito de igualdade perante a Constituição Federal" e que as "empresas têm todo o direito de adotar segurança, mas não de ferir o direito do cidadão".
O coordenador geral do Fórum Sindical dos Trabalhadores de Mato Grosso do Sul (FST-MS), José Lucas da Silva, disse que o fim do pagamento em dinheiro "vai provocar um caos na cidade".
"Esse assunto é muito sério. Não dá para ficar parado esperando o que vai acontecer. Nem todos os moradores da cidade, que utilizam mesmo de vez em quando esse meio de locomoção, terão condições de adquirir cartões magnéticos", disse Silva por meio de sua assessoria de imprensa.
O comerciário Adelson Vieira Gonçalves recebe cartão de passagem no trabalho, mas acha que a medida é pouco para combater a insegurança.
"Já ouvi notícias dizendo que os ladrões atacam os motoristas e também os passageiros. Creio que o certo seria aumentar o efetivo policial, não penalizar os passageiros."
Fonte: UOL Notícias, 26 de agosto de 2011

É pura ficção (24/08/2011)

Basta tirar o carro da garagem para comprovar: os engarrafamentos no Rio estão cada vez mais longos. De segunda a sexta, entre 7 e 10 horas, a Rua Jardim Botânico tem velocidade média de 17 km por hor (...)

Trem ligará SP a Junaí em 25 minutos (25/08/2011)