Apesar de os contratos de concessão determinarem tempo e tamanho máximo de fila nas praças de pedágio, não é raro verificar congestionamentos gigantes nas rodovias brasileiras. A definição de abrir a cancela das praças de pedágio quando houver filas superiores a 300 metros - ou demora de 15 minutos - já está presente nos contratos das rodovias leiloadas no passado, afirma O Estado.
Mas autuar as concessionárias não é tarefa fácil. Dados da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) mostram que desde 2008 apenas oito companhias foram autuadas por não cumprir os parâmetros estabelecidos no Projeto de Exploração de Rodovias (PER) de tempo e fila nas praças de pedágio.
Durante vistorias nos dias 28 e 29 de dezembro na Rodovia Fernão Dias, foram detectadas filas superiores a 700 metros. Segundo a ANTT, para diminuir o tráfego, uma das faixas foi liberada por 15 minutos, sem a cobrança de pedágio. Nesse caso, porém, os fiscais da ANTT estavam presentes no local. A agência recomenda que os usuários denunciem a desobediência da regra.
Fonte: O Estado de S. Paulo, 25 de janeiro de 2013

Ônibus de Santos deixarão de aceitar nheiro (23/01/2013)

Paulo Alexandre Barbosa, prefeito de Santos, anunciou dia 23 que os ônibus da cidade deixarão de aceitar dinheiro. A medida passa a valer a partir do dia 23 de abril.