O Banco Central (BC) prevê uma alta de 5% no preço da gasolina este ano, segundo a ata da última reunião do Copom (Comitê de Política Monetária), divulgada dia 24. Se confirmado, o reajuste seria menor que a defasagem de 7% no preço da gasolina calculado pelo governo. O governo federal ainda não confirmou o percentual do reajuste, mas autorizou o aumento na mistura de etanol na gasolina, de 20% para 25%, como forma de segurar o preço do combustível. As informações são do UOL.
O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, afirmou dia 24 que um possível aumento da gasolina terá que ser decidido pelo Conselho de Administração da Petrobras. O Copom, segundo Lobão, apenas faz uma previsão.
O BC também projeta, segundo a ata do Copom, um recuo de aproximadamente 11% na tarifa de energia elétrica para as residências neste ano, estimativa que leva em conta as reduções de encargos setoriais e as revisões tarifárias anunciadas recentemente pelo governo federal.
Se confirmada a projeção do Copom, o desconto nas contas de luz ficaria abaixo da redução média de 18% para as residências, anunciada pela presidente Dilma Rousseff, e cuja regulamentação foi publicada na edição do dia 24 do Diário Oficial da União.
Fonte: UOL, 24 de janeiro de 2013

Ônibus de Santos deixarão de aceitar nheiro (23/01/2013)

Paulo Alexandre Barbosa, prefeito de Santos, anunciou dia 23 que os ônibus da cidade deixarão de aceitar dinheiro. A medida passa a valer a partir do dia 23 de abril.