Aeroportos: preços de lanchonete e de estacionamento lideram queixas

02/05/2018

aeroportosalvador-931

O valor da alimentação e dos produtos comerciais, o custo do estacionamento e o acesso à internet sem fio são os itens mais mal avaliados pelos passageiros nos 20 principais aeroportos brasileiros. Os dados são parte da Pesquisa de Satisfação do Passageiro, divulgada dia 25 de abril pelo Ministério dos Transportes.

Numa escala de zero a cinco, o custo-benefício das lanchonetes e restaurantes teve nota 2,85; há cinco anos, quando a pesquisa iniciou, a nota foi de 2,25. Desde 2013, o nível de satisfação relativo ao item subiu 27%, mas a nota ainda está abaixo da meta do governo (4).

Já o valor para estacionar o carro no local recebeu nota 3,06, seguido pelos custos dos produtos comerciais (3,17), qualidade do Wi-Fi (3,27) e disponibilidade e locação de bancos, caixas eletrônicos e casas de câmbio (3,62).

As melhores notas registradas foram para a cordialidade dos funcionários de check-in e da imigração.

Segundo o estudo, em cinco anos, o índice de satisfação em relação aos aeroportos que movimentam 87% dos passageiros no país subiu 14%. Enquanto em 2013 eles obtiveram 3,86, no primeiro trimestre, ela saltou para 4,30.

Curitiba: melhor avaliado

Os aeroportos com melhor avaliação foram Curitiba e Viracopos, em Campinas. Já os piores avaliados foram Florianópolis e Vitória.

Desde 2013, o aeroporto de Manaus (AM) teve a maior evolução na satisfação: 34%. Confins (MG) ficou em segundo com 32%, seguido de Campinas e Brasília, empatados com alta de 22%. Já Fortaleza registrou uma piora de 5%.

Curitiba registrou a maior nota na satisfação geral dos passageiros em 9 das 21 rodadas da pesquisa; seguido de Viracopos (SP), oito vezes; e Recife (PE), duas.

Veja os itens pior e melhor avaliados nos aeroportos

O que precisa melhorar:

- Custo-benefício de lanchonetes e restaurantes (2,85)

- Custo-benefício do estacionamento (3,06)

- Custo-benefício dos produtos comerciais (3,17)

- Qualidade da internet/wifi (3,27)

- Disponibilidade e localização de bancos, caixas eletrônicos e casas de câmbio (3,62)

O que vai bem:

- Cordialidade e prestatividade dos funcionários no check in (nota média 4,68)

- Cordialidade dos funcionários na emigração (4,66)

- Tempo na fila da emigração (4,61)

- Cordialidade dos funcionários na aduana (4,61)