Parking News

Geral

Seis empresas estão na disputa pelo Zona Azul Digital (Fortaleza/CE)

24/04/2018


Voltar


rotativoalfenas-828

Das 15 empresas que se credenciaram para desenvolver o aplicativo da Zona Azul Digital de Fortaleza, regulamentando vagas de estacionamento em vias públicas, apenas seis foram habilitadas na primeira fase do certame, que avaliou o quesito documentação. O prazo para recursos se encerra hoje, 24, mas, antes disso, as empresas já podem começar a apresentar soluções técnicas.

A expectativa da Prefeitura de Fortaleza é que o serviço comece a ser operado ainda na primeira quinzena de maio no Centro e na Aldeota. Mas até o fim do ano será estendido para outros 22 bairros.

O resultado da primeira etapa do certame foi publicado no Diário Oficial do Município, no último dia 17. Foram habilitadas: a Serbet Sistemas de Estacionamento Veicular Brasil; Areatec Tecnologia e Serviços Ltda - EPP; Hora Park Sistema de Estacionamento Rotativo Ltda; Serttel Soluções em Mobilidade e Segurança Urbana Ltda; On Tecnologia de Mobilidade Urbana Ltda - ME; Sigma Engenharia Indústria e Comércio Ltda.

Dentre outros pontos, o aplicativo deverá indicar a quantidade de créditos, o tempo restante de estacionamento pago e ainda produzir alarme para avisar que o período está terminando, dando a oportunidade que o usuário faça a renovação a distância caso o tempo possa ser estendido.

Para o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio (PDT), a grande adesão à concorrência demonstra a viabilidade deste tipo de parceria.

O modelo de Zona Azul de Fortaleza é semelhante ao de São Paulo. Ou seja, ao invés de apenas uma empresa gerenciar todas as vagas de Zona Azul da Cidade, quem tiver seu aplicativo aprovado pode entrar no mercado e caberá ao consumidor fazer a sua escolha. O valor do card será de até R$ 2, independentemente de a vaga ser de uma, duas ou cinco horas, mas nada impede que as gestoras possam fazer promoções.

A partir de maio o serviço começa a funcionar no Centro e Aldeota, mas até o fim do ano será levado aos demais bairros. Para saber se o sistema já está operando no local, é preciso observar as placas de sinalização e o próprio aplicativo e pontos de venda.

Fonte: O Povo - Fortaleza - 20/04/2018


Outras matérias da edição


Precificação deve ser estratégia para estacionamentos

Por Jorge Hori* Em conversa informal com ilustres transporteiros, um (...)


Sindepark convida para o Almoço com o Presidente

À frente de um dos sindicatos mais importantes no Estado de São Paulo, Marcelo Gait sabe o quanto é importante p (...)


Tempo das viagens de automóvel em SP é 69% maior em horários de pico

Pela primeira vez, um estudo que utiliza a tecnologia GPS quantificou o tempo a mais que o motorista de carro perde parado nos conges (...)


Zona Azul registra 27,3 mil notificações no primeiro trimestre (Suzano/SP)

Um levantamento no Sistema de Estacionamento Rotativo, a Zona Azul, apontou 27.393 notificações a motoristas no primeir (...)


Zona Azul Eletrônica é anunciada para junho (Indaiatuba/SP)

A partir de junho, será implantada em Indaiatuba a Zona Azul Eletrônica. A modernização do estaciona (...)


Falta de vagas para estacionar nas ruas: o desafio de todo dia (Nova Friburgo/RJ)

Não é por acaso que proliferam estacionamentos rotativos em todo o centro de Nova Friburgo. Diversos imóveis antigos t&eci (...)


Licitação travada dá dor de cabeça nas áreas azuis (Porto Alegre/RS)

Não tem sido fácil emitir o tíquete comprovando o pagamento do estacionamento rotativo nos parqu&iac (...)


Estacionamento inicia operação (Passo Fundo/RS)

O novo estacionamento privado de veículos do Aeroporto Lauro Körtz, de Passo Fundo, começou a funcionar dia17. Aim (...)


Vagas passam a ser demarcadas (Passo Fundo/RS)

Buscando otimizar os espaços disponíveis na área azul de Passo Fundo, a Companhia de Desenvolvimento de Passo Fund (...)


Projeto prevê que bancos disponibilizem estacionamento (Salvador/BA)

O projeto de lei nº 97/18 tramita na Câmara Municipal de Salvador (CMS) para obrigar os bancos a disponibiliza (...)


Direito de autistas a vagas para deficientes em estacionamentos é reforçado em Divinópolis (MG)

Pessoas diagnosticadas com o Transtorno do Espectro Autista (TEA) podem ganhar um reforço no direito que têm a usar vaga (...)


Grupo Pare Bem é reconhecido durante o Smart City Business em case que apresenta soluções inteligentes de estacionamento

  O Grupo Pare Bem, detentor do sistema EXP Smart Parking, que gera soluções inteligentes de gerenciamento de estacionamentos públicos e rotativos para grandes e médias cidades, recebeu o (...)


Governo perde prazo e reforma trabalhista entra no limbo

A reforma trabalhista voltou a ser problema para o governo Michel Temer. Nesta segunda-feira (23), a medida provisória (...)


Entra em vigor lei que aumenta pena para motorista embriagado

Entrou em vigorar dia19 aLei nº 13.546/2017, que ampliou as penas mínimas e máximas para o condutor de ve&ia (...)


É possível fazer a indicação de condutor pelo celular

  O aplicativo Detran.SP, disponível no SP Serviços, conta com uma nova funcionalidade: a transferência de pontos de multas de trânsito já pode ser feita por celular em São Pa (...)


Financiamentos de veículos avançam 20% no trimestre

O volume de financiamento de veículos no primeiro trimestre foi 20,8% maior do que o verificado em igual período do a (...)


Veículos 100% elétricos partilhados em Lisboa

A cidade de Lisboa dispõe desde o dia 19 de 150 carros 100% elétricos para uso partilhado. O sistema funciona atrav&eacut (...)


Volkswagen testa estacionamento autônomo no aeroporto de Hamburgo, na Alemanha

O aeroporto de Hamburgo, na Alemanha, está sendo palco de testes de um estacionamento autônomo pelo grupo Volkswag (...)


Cadastre a sua empresa no Sindepark

Clique Aqui