O serviço de guinchamento entrou em crise no final de 2004, quando o contrato com a empresa que dava apoio à CET nessa tarefa venceu e não foi renovado. A situação começou a mudar há quatro meses com a contratação pela CET de uma empresa que colocou em operação 48 guinchos terceirizados, lembra o Jornal da Tarde.
O contrato passou a vigorar em 23 de julho e, até o fim desse mês, apenas a CET guinchou 96 veículos, número que saltou para 383 em agosto, 594 em setembro e chegou a 722 em outubro. Dez daqueles guinchos foram emprestados à Polícia Militar, que recolhe veículos com documentação irregular (falta de licenciamento, placa adulterada) ou dirigidos por motoristas com habilitação vencida.
A CET afirma ter hoje capacidade para recolher 5 mil veículos por mês, ou seja, ela está apenas começando o combate ao estacionamento irregular. Nesta ação, o guinchamento, muito mais do que a multa, é a punição que realmente educa o motorista, pela dor de cabeça que lhe causa a recuperação do carro removido.
Fonte: Jornal da Tarde (SP), 1º de dezembro de 2008