Parking News

De acordo com o Detran, entre 20 e 25% da frota do Paraná é irregular, isto é, deixa de pagar licenciamento, IPVA ou multas. Levantamento da Gazeta do Povo mostra, no entanto, que neste ano, até o momento, 37% do total da frota apresenta algum tipo de irregularidade. O coordenador de Veículos do Detran no Paraná, Cícero Pereira da Silva, argumenta que a inadimplência deve diminuir até o fim do ano. A maior parte dos veículos irregulares, na opinião de Silva, está em cidades pequenas e bairros mais afastados das grandes cidades, onde a fiscalização é menos freqüente e rigorosa.
De acordo com especialistas, a fiscalização diminui o índice de inadimplência de Curitiba, estimado em 10%. O número de veículos da capital paranaense cresceu em mais de 300 mil unidades nos últimos cinco anos. Em 2003, a frota era de 791.286 carros. Até o fim de 2008, a capital deve ultrapassar a marca de 1,1 milhão de automóveis. Em outubro, os números indicavam 1.090.996 veículos. A retirada dos ilegais das ruas poderia aliviar em 109 mil a quantidade de veículos circulando.
Em São Paulo, a situação dos veículos irregulares é semelhante à do Paraná. Conforme a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo, um terço da frota do Estado é clandestina. Em números, isso significa que cerca de 2 milhões de automóveis rodam sem pagar os tributos só na Capital.
Fonte: Gazeta do Povo (Curitiba-PR), 23 de novembro de 2008

Categoria: Geral


Outras matérias da edição

Advogados podem ter vantagens no rozio (30/11/2008)

Advogados poderão ser favorecidos quanto ao rodízio de veículos, em São Paulo. Um projeto de lei, que irá para votação pela Câmara de Vereadores, visa a total liberação desses motoristas no trânsito d (...)

Marronzinhas param o trânsito (30/11/2008)

"Me multa, por favor! Me chama de infrator!" Se no meio de uma avenida movimentada um motorista gritar isso pela janela do carro, ele não é um "barbeiro" confesso. É apenas mais um condutor que, fazen (...)

A educação pelo guincho (1º/12/2008)

O aumento do número de guinchos em operação já está produzindo bons resultados no combate ao estacionamento de automóveis em locais proibidos e, se o mesmo acontecer com as medidas que a Companhia de (...)

Desajuste em horário (28/11/2008)

A leitora Luciana L. Tumasonis, de São Paulo, enviou ao Estado de S. Paulo a seguinte reclamação: "Fui autuada erroneamente e mais uma vez o Departamento de Operação do Sistema Viário (DSV) me encamin (...)

Velocidade méa será usada em multa (28/11/2008)

Segundo o presidente do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), Alfredo Peres, o governo federal apresentará nas próximas semanas ao Congresso um projeto de lei para alterar o Código de Trânsito Bras (...)

Tempo de travessia (27/11/2008)

A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) está testando, na Capital, 18 semáforos para pedestres com cronômetros em nove pontos de travessia da região central. Segundo a CET, a expectativa é de que o (...)

Tatuapé terá mais 52 vagas (27/11/2008)

Desde o dia 1º, a Rua Emília Marengo, no Tatuapé, Zona Leste, conta com 52 vagas de Zona Azul. A área abrange o trecho entre as Ruas Serra de Japi e Eleonora Cintra. O estacionamento rotativo valerá d (...)

Flanelinhas driblam parquímetros (23/11/2008)

Estacionar na região central de São José dos Campos (SP) exige uma combinação de sorte e paciência dos motoristas, já que o sistema de parquímetro instalado há dois anos para solucionar o problema da (...)

Bafômetros chegam a 16 cidades (22/11/2008)

O processo de distribuição dos 176 novos bafômetros de Minas Gerais foi apresentado no final de novembro pela Polícia Militar. Dezesseis cidades receberão os aparelhos e 41 serão usados na Região Metr (...)


Seja um associado Sindepark