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Os usuários do Metrô de São Paulo estão demorando mais para chegar a seus destinos. Isso acontece porque a velocidade média dos trens caiu até 7% em apenas um ano - entre 2009 e 2010. Além disso, também houve aumento no intervalo de tempo entre a passagem de cada trem, o que significa que a espera nas plataformas está maior. Os dados são da própria Companhia do Metropolitano e foram divulgados pelo jornal Estado de S. Paulo.
A queda na velocidade foi registrada em todas as linhas da rede. A maior redução foi na Linha 2-Verde, justamente a que já apresentava um desempenho inferior. Nesse ramal as estações são mais perto uma da outra e por isso o trem não consegue alcançar altas velocidades. A média, de 29,4 km/h em 2008, chegou a aumentar para 29,6 km/h no ano seguinte, mas caiu para 27,5 km/h.
Em termos práticos, significa que um passageiro está gastando três minutos a mais para percorrer toda a extensão do ramal, entre a Vila Madalena e a Vila Prudente - 14,7 km. O tempo gasto no ano passado era de 29 minutos e agora são necessários 32, em média.
"O Metrô está operando no limite de sua capacidade. E um sistema no limite é prejudicado com o atraso no fechamento das portas, o que prolonga o tempo de viagem", diz o superintendente da Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP), Marcos Pimentel Bicalho.
A Linha 3-Vermelha (Barra Funda - Itaquera) foi a que teve a segunda maior redução na velocidade média. Houve uma queda de 5% entre 2008 e o ano passado. O índice passou de 34,4 km/h para 33,9 km/h e depois para 32,7 km/h.
Chuva
A velocidade média na Linha 1-Azul se manteve estável em 28,8 km/h entre 2008 e 2009. Mas, no ano passado, o índice caiu para 27,9 km/h.
O Metrô afirma que a queda no desempenho dos ramais que têm trechos em superfície - principalmente as Linhas 1-Azul e 3-Vermelha - deve-se ao aumento no número de dias chuvosos.
A Linha 5-Lilás foi a que teve a menor variação na velocidade média nos últimos três anos. Foi de 39,8 km/h em 2008 para 39,3 km/h em 2009 e para 39 km/h em 2010. Uma das explicações é que o ramal tem um dos sistemas mais modernos da rede. Além disso, essa linha ainda não sofre com os problemas de superlotação. São transportadas por dia cerca de 150 mil pessoas na Lilás; a Linha 2-Verde transporta 500 mil, e a 1-Azul e 3-Vermelha, 1,4 milhão cada uma.
Fonte: O Estado de S. Paulo, 26 de janeiro de 2011

Categoria: Geral


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