Conforme divulgou a Folha de S. Paulo, testes de impacto a 30 km/h com bonecos mostram que os danos podem aumentar se o motorista não mantiver a distância mínima (45 cm) entre o rosto e o volante, de onde sai o airbag frontal. Usar óculos com armações rígidas e lentes de vidro também pode causar danos.
O estudo estima que dois terços dos condutores usem óculos de grau ou de sol e que 4% dos acidentes provoquem dano no globo ocular.
Feito para funcionar com o cinto de segurança, o airbag reduz em 51% o risco de morte e em 85% os danos à cabeça em acidentes. Por lei, será obrigatório nos carros novos brasileiros a partir de 2014.
Óculos ideais
Para o designer de armações Miguel Giannini, o motorista deve usar óculos flexíveis, de base plástica, sem plaquetas nasais nem parafusos apontados para o rosto.
Já as lentes devem ser de policarbonato (plástico) - pela maior resistência a choques - e com tratamento antirreflexo, aconselha Luiz Veiga, analista de produto da Essilor, das lentes Varilux. "Nunca de vidro, propensas a estilhaços", diz. No Brasil, as lentes de vidro são as preferidas apenas de uma minoria (2%).
Pacientes operados de catarata e de glaucoma, geralmente mais sensíveis a choques na região ocular, devem preferir as hastes flexíveis, mesmo que trafeguem de carona em carro com airbag, orientam especialistas ouvidos pela Folha.
Fonte: Folha de S. Paulo, 23 de janeiro de 2011