As cenas ocorridas num posto de inspeção da zona norte paulistana não são raras nas vistorias de emissão de poluentes da Controlar, que faz o teste, informa a reportagem publicada neste domingo na Folha de S. Paulo e divulgada pelo BOL Notícias.
O presidente da empresa admite receber reclamações diariamente por conta de veículos seminovos reprovados. Mesmo não sendo maioria, são os casos que causam mais bate-boca nas vistorias.
Motivos
Falta de manutenção adequada, gasolina adulterada e pouco uso do carro são alguns dos fatores que explicam algumas reprovações. "O motorista que roda pouco faz um uso considerado severo do carro, que requer manutenção mais frequente", diz Felício Félix, analista técnico do Cesvi Brasil (Centro de Experimentação e Segurança Viária).
Uma situação que contribui para alguns resultados aparentemente esdrúxulos é que a tolerância dos testes é menor para os carros novos.
O limite de emissão de CO em marcha lenta de um automóvel a gasolina até 1979 é de 6%, contra 0,3% para um fabricado a partir de 2006.
Na prática, significa que um veículo seminovo pode ser reprovado mesmo poluindo quase um vigésimo de um antigo aprovado.
Fonte: BOL Notícias, 4 de julho de 2010