O estacionamento rotativo, segundo a BHTrans, é implantado em locais onde a quantidade de veículos que precisam estacionar é maior que o número de vagas disponível. A proposta é garantir rotatividade e possibilidade de que mais veículos utilizem uma mesma vaga.
No último mês, para possibilitar tal rotatividade, 864 novas vagas para estacionamento em 29 quarteirões entraram em vigor nos bairros Santa Efigênia e Funcionários, próximos â Região Hospitalar. Em 11 quarteirões, a BHTrans modificou o tempo de permanência de cinco para duas horas, e, em outros dois, de duas para uma hora
A estimativa do órgão que gerencia o trânsito na capital é que, com essas mudanças, mais 3.250 veículos consigam estacionar na região diariamente. Outra função desses novos estacionamentos, de acordo com a BHTrans, é estimular que os trabalhadores da área usem o transporte público ou estacionamentos particulares, o que acaba não acontecendo devido à qualidade do transporte coletivo, que leva os motoristas a preferirem se deslocar usando veículos próprios.
Fonte: Hoje em Dia (BH), 1º de julho de 2010