Joinville e Florianópolis já dispõem do novo sistema. Para o engenheiro de tráfego da Furb, José Nuno Wendt, a privatização é uma resposta à massificação de veículos particulares. Segundo ele, como a lei de oferta e procura, atualmente há mais carros do que vagas existentes para estacionar.
Em Gaspar, o projeto de remodelação do chamado Rotativo Gaspar foi aprovado semana passada. Ele dá respaldo para a prefeitura abrir licitação para contratar uma empresa e instalar os parquímetros. Não serão colocados monitores e a fiscalização será feita pela Guarda Municipal de Trânsito, que receberá reforço de efetivo. A informação é do diretor adjunto de Trânsito, Pedro da Silva. O quadro de agentes passará de 11 para 20 profissionais, segundo ele. Serão 346 vagas de estacionamento, devidamente numeradas, que estarão sob a guarda dos parquímetros.
Em Itajaí, a licitação está pronta e só falta assinar o contrato com a empresa vencedora. Conforme o coordenador de Trânsito, José Ferreira, serão 52 equipamentos, espalhados a cada 50 metros, no Centro da cidade. Os motoristas precisarão pagar com moedas e cada hora valerá R$ 1.
Fonte: Jornal de S. Catarina (Blumenau), 29 de junho de 2010