Parking News

O Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP) mudou os horários para aplicação das aulas de direção noturna no Estado. Alegando questões de segurança para os candidatos, as aulas práticas foram antecipadas e agora deverão ser realizadas das 18h30 às 22 horas, de segunda a sábado - com exceção do período de vigência do horário de verão, quando passarão para das 19h30 às 22h30.
Inicialmente, o Detran paulista estabeleceu, por meio de uma portaria, que as aulas noturnas seriam das 20h às 23h30, lembra o jornal Estado de S. Paulo.
As aulas à noite são obrigatórias desde o dia 17 de maio. Uma resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) definiu que 20% do total de aulas práticas de direção deveriam ser realizadas durante a noite. Os candidatos à primeira habilitação, por exemplo, precisam fazer um total de 20 horas de aulas de direção - quatro horas no período noturno. Para trocar ou adicionar categoria, a quantidade de aulas à noite é de três horas.
No entanto, o Contran estabeleceu que o período noturno é o "compreendido entre o pôr do sol e o nascer do sol" - caberia a cada Estado definir os horários, segundo as suas especificidades.
Segurança
O horário anterior definido pelo Detran havia desagradado aos Centros de Formação de Condutores (CFCs), que alegaram que haveria riscos de assaltos a instrutores e alunos.
A portaria publicada dia 1º de julho no Diário Oficial do Estado também prevê que as aulas de direção à noite sejam as últimas do processo. Portanto, os candidatos à primeira habilitação terão de fazer 16 aulas práticas no período das 7h às 18h30, para só então realizar a exigência noturna. Fonte: O Estado de S. Paulo, 2 de julho de 2010

Categoria: Geral


Outras matérias da edição

Rotativo é implantado em Mongaguá (06/07/2010)

A partir do dia 12 de julho, Mongaguá, no litoral paulista, terá estacionamento rotativo de veículos, a Zona Azul, em trechos do Centro e do Bairro Agenor de Campos. Os cartões, com validade de uma ho (...)

Engarrafamentos do Rio na berlinda (06/07/2010)

Os engarrafamentos diários enfrentados por motoristas nas estradas estaduais e federais de chegada e saída do Rio estão na berlinda. A sobrecarga de tráfego de rodovias importantes, como Ponte Rio-Nit (...)


Seja um associado Sindepark