Segundo o subsecretário de Transportes, Delmo Pinho, o objetivo é criar uma grade de prioridades de investimentos para solucionar problemas de infraestrutura que comprometem a circulação viária. Para o encontro, foram convidados representantes das oito concessionárias que administram trechos das principais estradas do Estado, das prefeituras da Região Metropolitana, da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e do Ministério dos Transportes.
Pinho explica que a estratégia é encontrar um meio termo entre as obras previstas nos contratos de concessão e as necessidades dos usuários e dos municípios. O pano de fundo da discussão é o crescimento da frota de veículos. Segundo o Detran-RJ, o Estado do Rio já tem 4.868.158 veículos, um percentual 53,8% maior que em 2001. Segundo o subsecretário, o descompasso entre a quantidade de veículos e infraestrutura viária pode ser sentido em várias rodovias.
O presidente da concessionária Ponte S.A., Márcio Roberto de Moraes, disse que a ponte foi projetada para receber 50 mil veículos por dia, mas atualmente o volume diário de tráfego chega a 145 mil veículos, e o movimento cresce à taxa de 1% ao ano. Segundo ele, são consideradas prioritárias três obras para desafogar a ponte. A construção do viaduto ligando a ponte à Linha Vermelha, no Rio, um mergulhão em frente ao Porto de Niterói e a duplicação da Avenida do Contorno (BR101), de responsabilidade da concessionária Autopista Fluminense. Os projetos já foram encaminhados à (ANTT) para aprovação, mas ainda não há previsão de início.
Fonte: O Globo (RJ), 6 de julho de 2010