Parking News

É raro encontrar nos classificados o anúncio de venda de uma garagem em edifício, segundo o Correio Popular, de Campinas (SP). No centro da cidade, inúmeros edifícios construídos no passado não dispõem de estacionamento ou oferecem apenas uma vaga, o que gera alta procura por uma segunda vaga de garagem. O preço de uma vaga oscila de R$ 20 mil a R$ 25 mil, mas o produto parece que nunca será colocado à venda, porque quem tem não vende.
Bem diferente do passado, muitos condomínios novos diminuem a área livre para lazer e optam por criar algumas vagas para comercialização, gerando um fundo de reserva para obras no empreendimento.
Quem deseja comercializar uma de suas duas vagas ou a única vaga pertencente ao imóvel certamente irá desvalorizar o valor venal do apartamento. Além disso, se a garagem fizer parte da área útil do imóvel, não pode ser comercializada à parte.
O comércio de vaga de garagem em condomínio, de acordo com a lei, é permitido quando ela representa uma fração ideal específica de terreno, sendo considerada como uma propriedade autônoma, e possui matrícula própria. "Nessa circunstância a venda da garagem autônoma a outro condômino é plenamente legal", explica o assessor jurídico do Secovi-Campinas, José Henrique Palmieri Gabi.
Fonte: Correio Popular - Campinas (SP), 11 de maio de 2008

Categoria: Mercado


Outras matérias da edição

Tráfego, estacionamento e Zona Azul (05/05/2008)

Reportagem da Folha de Londrina alerta que é preciso primeiro resolver os problemas técnicos mais sérios do tráfego urbano na cidade para depois endurecer na aplicação de certas multas. Segundo o jorn (...)

Motorista fala de constrangimento (10/05/2008)

"Largo São José do Belém: à esquerda da igreja há um estacionamento para carros, a 45º, e um posto policial a 50 metros. Entretanto, "donos da rua", prepotentes e acintosos, exigem dinheiro para "olha (...)

Agentes para fiscalizar caminhões (12/05/2008)

O Sindicato dos Agentes da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) afirma que, para garantir a fiscalização da nova área de restrição para caminhões em São Paulo, é imprescindível aumentar o número d (...)

SP tem congestionamento recorde (10/05/2008)

O trânsito de São Paulo bateu duas vezes o recorde de congestionamento dia 9. Às 19h30, foram registrados 266 km de lentidão na cidade, nos 835 monitorados pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET (...)

Decreto reduz fluxo de veículos (06/05/2008)

O decreto instituído pelo prefeito César Maia dia 5, que proíbe a circulação de caminhões durante o horário de rush em algumas vias da cidade do Rio de Janeiro, provocou significativas alterações no < (...)

Sem Parar agora quer entrar nos postos (07/05/2008)

A maioria dos motoristas não deve conhecer o Grupo Serviços e Tecnologia de Pagamento (STP), que tem como sócios a Companhia de Concessões Rodoviárias (CCR), a CCBR, a EcoRodovias e outros