A Reuters relata que um outdoor colocado em uma rua de Indianapolis (Indiana, EUA) usou uma mensagem cheia de abreviações para incentivar os motoristas a não digitarem textos enquanto dirigem. "A propósito (bth, abreviação de by the way), não digite e dirija. Muito obrigado (tyvm, abreviação de thank you very much)", diz o texto. Muitos internautas usam seus celulares para atualizar o microblog Twitter e outras redes sociais.
Os dados são significativos, mas podem não mostrar todo o problema uma vez que identificar distração como causa de acidentes, especialmente em acidentes fatais, é difícil, afirmaram autoridades do departamento dos Transportes e especialistas em segurança. Entre as principais causas de acidentes no trânsito por distração nos EUA estão uso de celular para falar e enviar mensagens, comer, conversar com passageiros e manipular o rádio ou outros controles do veículo, apontam especialistas em segurança.
Montadoras de veículos, indústria da telefonia celular, parlamentares e outros grupos apoiam esforços para se proibir o envio de mensagens de texto enquanto se dirige. No entanto, impedir o uso do celular tem recebido menos apoio.
Cerca de 6% dos motoristas, ou 812 mil pessoas, em um dado momento tinham em 2007 por hábito usar celulares ao volante, enquanto 1% utilizaram outros aparelhos portáteis para enviar mensagens ou ler. Cerca de 37 mil pessoas morreram em estradas dos Estados Unidos no ano passado.
Fonte: agência Reuters, 30 de setembro de 2009