Os engarrafamentos podem ser gigantescos. Um exemplo: do Flamengo, na zona sul do Rio, perto de alguns locais de competição, até o Riocentro, na Barra da Tijuca, onde ficará a Vila Olímpica, o percurso é de aproximadamente 31 km. O que deveria durar 40 minutos pode levar até duas horas.
Um sistema de ônibus rápido é um dos investimentos públicos para melhorar o trânsito na cidade, mas para o Engenheiro em Transportes José Eugênio Leal não basta. "O melhor para a cidade, realmente, é expandir o metrô, até onde puder, até a Barra que é o sonho inicial que a gente tem."
Outra preocupação é com o setor hoteleiro. Para chegar a 40 mil quartos - hoje a cidade tem 28 mil - é preciso construir mais de mil acomodações por ano. "Qualquer prédio de grande porte se constrói em três anos, o que se precisa agora é mapear os terrenos que ainda estão disponíveis, principalmente, na Barra da Tijuca, e dotar de legislação mais flexível para abrigar prédios de grande porte", explica o presidente da Associação Brasileira da Indústria Hoteleira, Alfredo Lopes. Fonte: Jornal da Globo, 2 de outubro de 2009