A solução apontada por muitos especialistas é o uso do transporte coletivo, mas grande parte da população com carro não quer abrir mão do conforto do veículo privado para pegar um metrô ou ônibus lotado. Então, qual a solução para isso? A carona, sugere o site InfoMoney. Basta olhar nas ruas a quantidade de carros com apenas uma pessoa dentro.
Adotando a prática
A prática já é muito difundida em países da Europa e América do Norte, e está começando no Brasil. "As vantagens vão desde a parte financeira à redução do trânsito e das emissões de CO2", explica Fernando Doria De Bellis, um dos idealizadores do site Carona Brasil, onde as pessoas compartilham suas jornadas de carro e buscam viajar juntas.
Segundo ele, há uma estimativa de que as pessoas que dão e pegam carona economizem até R$ 2 mil por ano com estacionamento e combustível, já que as despesas são divididas. Considerando a jornada mensal de todos os usuários do site, de 1,051 milhão de km, a economia de combustível chegou a R$ 84 mil. Isso representa que 35,38 toneladas de CO2 não foram emitidas.
Segurança e cultura
A prática da carona ainda está engatinhando no Brasil e enfrenta resistência das pessoas. Bellis lembra que a principal delas é o receio com a segurança, já que desde pequenos somos educados a não pegar carona com estranhos. Também há a questão cultural. "O brasileiro é muito individualista. Ele quer o carro como a casa dele", finaliza Bellis.
Fonte: InfoMoney, 2 de outubro de 2009