Na imagem, a criança não consegue abraçar completamente o corpo do condutor e segura com as pontas dos dedos a roupa do piloto. Em outra imagem, a criança viaja na frente da moto, pertinho da mãe, num espaço improvisado sem qualquer segurança.
De acordo com o Código de Trânsito, o transporte de crianças menores de sete anos em motocicletas é proibido. Uma infração gravíssima e uma das punições é o recolhimento da carteira de habilitação.
"A criança tem que apoiar o pé nos pedais de apoio. Após ela se sentar na moto ela abraça o condutor firme e assim ela está bem segura para ser transportada pela cidade", afirma a psicóloga do Detran Isabela Figueiredo.
Os pais também precisam ficar atentos ao modelo do capacete. Um deles, vendido por algumas lojas como próprio para crianças, não tem o selo de aprovação do Inmetro e ainda traz um aviso: para quem anda de moto é proibido.
"Se os pais perceberem o quanto estão arriscando a vida dos filhos, eles mesmos vão começar a pensar em alternativas para transportá-los."
Fonte: Jornal Hoje, 3 de outubro de 2009