Parking News

O Jornal da Tarde veiculou texto opinativo em que o assunto é a mais recente medida anunciada pela Prefeitura para melhorar o trânsito na cidade - a eliminação de vagas de Zona Azul na região dos Jardins. Para o jornal, ela está correta e tem tudo para atingir seu objetivo, com a condição de que se cumpra a promessa de um aperto na fiscalização, que além das multas aplicadas a quem estacionar em local proibido pode apelar até mesmo para o guinchamento dos veículos.
No ano passado, lembra o Jornal, o prefeito Gilberto Kassab vetou projeto de lei aprovado pela Câmara Municipal, de autoria do vereador Ricardo Teixeira, que proibia o estacionamento de veículos entre 7 e 10 horas e entre 17 e 20 horas nos principais corredores de tráfego do centro expandido. Ficavam livres da proibição só as vias em que não há trânsito de passagem, a grande maioria residenciais.
A medida adotada agora é menos radical, mas tem o mesmo sentido. Não é certo, numa cidade com trânsito caótico como São Paulo, uma parte importante das ruas - ainda mais numa região movimentada como a dos Jardins - ser utilizada para estacionamento. A prioridade tem de ser para a fluidez do trânsito. Como diz o consultor em engenharia urbana Célio Bottura, "as ruas têm a denominação técnica de leito viário, não de leito estacionário".
Isto não quer dizer que se deva fechar os olhos à necessidade de oferecer locais para estacionamento ao número crescente de veículos da Capital. Nos Jardins, segundo estimativa do Sindicato das Empresas de Garagens e Estacionamentos do Estado de São Paulo (Sindepark), os estacionamentos da região deverão receber 50% dos automóveis que ocupavam as vagas extintas e os outros 50% serão acomodados em outras áreas próximas de Zona Azul. Como, se a experiência dos Jardins, ao que tudo indica, for bem sucedida, a Prefeitura vai repeti-la em outras regiões, é preciso acelerar o quanto possível a construção de garagens subterrâneas, pois o déficit de vagas de estacionamento no Centro da cidade chega a 10 mil. Embora prometidas há muito tempo - em 2003, por exemplo, a Câmara Municipal aprovou projeto de lei autorizando a construção de 11 dessas garagens - elas nunca saíram do papel. Elas só se tornarão realidade quando a Prefeitura oferecer às empresas privadas as garantias e incentivos que elas reclamam para fazer esse investimento, conclui o jornal.
Fonte: Jornal da Tarde (SP), 3 de agosto de 2008

Categoria: Geral


Outras matérias da edição

Nos Jarns, nova regra para estacionar (30/07/2008)

Desde o dia 4, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) adotou outra medida com o objetivo de diminuir os congestionamentos de veículos na Capital. Desta vez, alterou as regras de estacionamento nas (...)

SP investe em 19 obras em 2009 (1º/08/2008)

Com o objetivo de aliviar o trânsito lento na capital paulista, a Prefeitura e o Governo do Estado apostam no chamado Programa de Desenvolvimento do Sistema Viário Estratégico Metropolitano de São Pau (...)

Viagens reduzidas (1º/08/2008)

O secretário municipal dos Transportes, Alexandre de Moraes, afirmou que com as obras do novo pacote de trânsito, anunciado dia 30, existe a possibilidade de reduzir em 60% o número de viagens ao Cent (...)

CET não detectou rotas alternativas (03/08/2008)

A Secretaria Municipal de Transportes informou não ter detectado as rotas de fugas utilizadas por caminhões para escapar do rodízio nas Marginais. Entre as vias utilizadas como caminhos alternativos, (...)

Instalação de chips será gratuita (1º/08/2008)

O Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) definiu a versão final do projeto que determina a implantação de chips de identificação em veículos e deve divulgar as especificações técnicas do program (...)

Frete de carga pode aumentar 15% em SP (29/07/2008)

Um estudo realizado pela NTC & Logística (Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística) contabilizou os impactos causados pela restrição à circulação de caminhões e decidiu recomendar às em (...)

Pedágio na Dutra e na BR-101 aumenta (31/07/2008)

O reajuste das tarifas de pedágio da Rodovia Presidente Dutra (BR-116), no trecho entre São Paulo e Rio, e da Ponte Rio - Niterói (BR-101), autorizado pela Agência Nacional de Transportes Terrestres ( (...)

Caminhões destroem pontes em SP (1º/08/2008)

Sete placas e um sinalizador de excesso de altura, que pisca em luzes amarelas, não são suficientes para evitar que caminhões entalem quase todos os dias na ponte da Avenida Gabriela Mistral, no bairr (...)

Placa falsa é usada contra o rozio (31/07/2008)

O rodízio de caminhões implantado em São Paulo fez surgir um novo golpe. A Polícia Rodoviária Federal flagrou, dia 30, uma carreta com placa adulterada na altura do km 282 da Rodovia Régis Bittencourt (...)

Lentidão cai 74% na Bandeirantes (29/07/2008)

No primeiro dia do rodízio de caminhões nas margens do Anel Viário de São Paulo, dia 28, a lentidão caiu 74% na Avenida dos Bandeirantes, 16% na Marginal do Pinheiros e 5% na Marginal do Tietê, em com (...)

Ruas agora têm dono (23/07/2008)

Estacionar nas vias públicas da capital baiana está se transformando em uma tarefa cada vez mais difícil. Os ditos donos das ruas, ou flanelinhas, ditam suas próprias regras. Para os motoristas, resta (...)


Seja um associado Sindepark