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Para escapar do rodízio, os caminhoneiros começaram a adotar uma entre quatro rotas alternativas, identificadas pela reportagem do jornal Estado de S. Paulo, por dentro de bairros localizados fora do Centro expandido. A melhora na fluidez do tráfego observada na região central e nas Marginais não ocorreu em vias agora usadas como rotas de fuga, como as Avenidas Casa Verde, Raimundo Pereira de Magalhães e Conceição, na Zona Norte, e Aricanduva, Sapopemba e Adélia Chohfi, na Zona Leste. A maior parte sem medição da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) e com poucos agentes para orientar o trânsito, essas vias da periferia usadas como alternativa à Marginal têm congestionamentos praticamente invisíveis.
Para quem chega pela Anhangüera e quer ir até o Terminal Fernão Dias, o caminho por dentro da Zona Norte, por vias como Itaberaba, Ataliba Leonel, Inajar de Souza e Conceição, também é opção à Marginal do Tietê. Para quem está na Dutra ou no Terminal Fernão Dias e precisa chegar ao Porto de Santos, a alternativa à Avenida Salim Farah, localizada no Centro expandido, é o "corredor" com 33 km formado pelas Avenidas Aricanduva, Adélia Chohfi e dos Estados. Já para quem volta da Anchieta e precisa acessar a Dutra, além do caminho pela Zona Leste, há a opção pela Rodovia Índio Tibiriçá, de São Bernardo do Campo até Suzano.
O resultado do tráfego intenso de carga em áreas das Zonas Norte e Leste pouco assistidas pela CET consiste em ruas e avenidas residenciais esburacadas.
Fonte: O Estado de S. Paulo, 3 de agosto de 2008

Categoria: Geral


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