Parking News

Um total de 340 imóveis dos bairros de Santana e do Limão, na zona norte, serão desapropriados pela Prefeitura para a construção de um complexo viário com dois túneis que ligará as Avenidas Cruzeiro do Sul e Engenheiro Caetano Álvares. Segundo o jornal Estado de S. Paulo, uma parte já foi desapropriada, mas a Prefeitura não informou o número de imóveis. Moradores se queixam que a administração não os avisou sobre o cronograma das desapropriações.
A medida está prevista no Estudo de Impactos Ambientais (EIA) e no Relatório de Impactos Ambientais (Rima) da obra. Por meio de sua assessoria, a Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Obras (Siurb) informou que notificará apenas os proprietários que ainda terão os imóveis desapropriados. Um decreto com os endereços deverá ser publicado no Diário Oficial da Cidade.
Imóveis comerciais e residenciais estão na lista. Moradores de Santana dizem que as desapropriações já começaram na esquina da Rua Conselheiro Saraiva com a Avenida Cruzeiro do Sul e nas Ruas Bem-Vinda Aparecida de Abreu Leme, Perpétuo Júnior, José Debiex, Vitória Perpétuo, Dr. Zuquim e Dr. Artur Guimarães.
Para João Crestana, presidente do sindicato da habitação de SP (Secovi-SP), a incerteza da desapropriação atrapalha o mercado imobiliário.
Sem data
O início da construção da ligação viária entre as Avenidas Cruzeiro do Sul e Engenheiro Caetano Álvares ainda não tem data definida. O projeto consta no Plano Diretor Estratégico da cidade, com previsão para conclusão em 2012.
Especialistas acham a obra benéfica para o viário da capital. "Não é uma solução estrutural da cidade, pois não tem continuidade. Mas é uma boa alternativa e deverá aliviar até mesmo o tráfego da Marginal do Tietê. Só acho lamentável o projeto não contemplar o transporte público, como (prever a construção de) um corredor exclusivo de ônibus", diz Luiz Célio Bottura, consultor de transportes e ex-presidente da Dersa.
Orçada em pouco mais de R$ 337 milhões, a construção será executada pelo consórcio Carioca/CR Almeida. Serão feitas novas avenidas e dois túneis, um para cada sentido, com três faixas de rolamento para veículos, uma faixa exclusiva para bicicletas e calçada para pedestres. Somados, os túneis terão 760 metros de extensão. A CET estima que a passagem subterrânea receba 3 mil veículos por hora - no horário de pico do trânsito.
Uma das entradas do complexo viário será o entroncamento entre a Cruzeiro do Sul e a Rua Conselheiro Saraiva. A outra deverá ser construída na esquina entre a Avenida Engenheiro Caetano Álvares e a Rua Mateus Leme. Além de ligar a Cruzeiro do Sul e a Caetano Álvares, a nova avenida deverá aliviar o tráfego de veículos nas Ruas Voluntários da Pátria e Dr. Zuquim, hoje as principais vias de ligação entre Santana e o Mandaqui.
Fonte: O Estado de S. Paulo, 20 de outubro de 2010

Categoria: Cidade


Outras matérias da edição

CET espalha rush em bairro residencial (22/10/2010)

A proibição das conversões de veículos à esquerda para quem trafega na Avenida Jornalista Roberto Marinho, zona sul de São Paulo, levou o trânsito para ruas residenciais ao lado da via. Segundo a CET (...)

PL prevê que multa seja suspensa se recurso demorar a ser julgado (21/10/2010)

Caso um recurso contra multa demore a ser julgado, o débito poderá ser suspenso. Essa é a proposta do deputado Sandro Mabel, que tramita na Câmara dos Deputados.