O evento vai contar com o recorde de 42 marcas, entre nacionais e importadas, e 450 modelos de veículos, dos quais 40% são novidades. O encerramento do Salão do Automóvel no domingo, dia 7 de novembro, coincidirá com o Grande Prêmio Brasil da F-1.
O diretor de marketing e vendas da São Paulo Turismo (SPTuris), Milton Longobardi, prevê que o Salão do Automóvel, realizado de dois em dois anos, deverá atrair 625 mil visitantes para o Pavilhão de Exposições do Anhembi, na zona norte, em uma área reservada de 85 mil m2. A expectativa é de que 40% do público seja composto por visitantes de outras cidades e do exterior, que devem deixar R$ 135 milhões na capital paulista.
Juan Pablo De Vera, presidente da Reed Exhibitions Alcantara Machado, organizadora e promotora do Salão do Automóvel, destacou a qualidade dos veículos desta edição, que estarão dentro de um padrão internacional. Ele disse que, se no Salão do Automóvel de 2008 havia certo temor por conta da crise financeira internacional, neste ano o momento é bem diferente. O entusiasmo tem respaldo nas projeções da indústria automotiva no País, que calcula um investimento de US$ 11,2 bilhões no triênio de 2010 a 2012, segundo a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea).
De acordo com De Vera, a presença de marcas importadas cresce a cada edição. Questionado sobre a entrada de empresas chinesas no País, respondeu: "A gente acha que os chineses estão chegando. Na verdade, eles já chegaram. Assim como eles entraram em diversos setores, agora é hora de a indústria automobilística conviver com a presença deles."
Ayrton Senna
A Reed Exhibitions Alcantara Machado renovou a parceria com o Instituto Ayrton Senna, que levará ao evento duas atrações: dois carros Lotus da F-1 que fizeram parte da carreira do piloto brasileiro, que completaria 50 anos de idade em 2010. Irineu Villanoeva, gerente de comunicação e eventos do instituto, disse que a ideia é lembrar do ídolo e "comemorar no nível que o Senna merecia".
O Salão do Automóvel conta com o patrocínio da Anfavea, co-patrocínio da Associação Brasileira das Empresas Importadoras de Veículos Automotores (Abeiva) e apoio do Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores (Sindipeças).
Fonte: Agência Estado, 21 de outubro de 2010