O novo ônibus, segundo o fabricante, é chamado de "Híbrida em Paralelo", e foi projetado para ter dois motores, um a diesel e outro elétrico, que funcionam em paralelo ou de forma independente. O motor elétrico é utilizado para dar partida no veículo e acelerá-lo até uma velocidade de aproximadamente 20 km/hora, e também como gerador de energia durante as frenagens.
O motor diesel entra em funcionamento em velocidades mais altas. A cada vez que se acionam os freios, a energia de desaceleração é utilizada para carregar as baterias. Quando o veículo está parado, seja no trânsito, em pontos de ônibus ou em semáforos, o motor diesel fica desligado.
Estudos da Volvo demonstram que o tempo que o veículo fica parado pode representar até 50% do período total de operação do ônibus. Durante todo esse tempo, não há emissões de poluentes, pois o motor diesel se apaga completamente. O modelo em teste ficará 15 dias na capital, depois segue para o Rio de Janeiro. Em março de 2011, volta para testes definitivos com equipamentos "onboard".
Nova frota
A Secretaria Municipal dos Transportes afirmou que também vai intensificar a renovação de 140 trólebus, dos 203 veículos elétricos, que percorrem 137 km de cabos, divididos em 12 linhas, a maioria na zona leste da cidade.
Fonte: O Estado de S. Paulo, 22 de outubro de 2010