Os números da manhã chamam a atenção porque diferem bastante do registrado em outros períodos e até com a média diária. A inauguração das obras e as restrições para caminhões criadas pela Prefeitura foram responsáveis por uma redução quase seis vezes maior no horário de pico da tarde. A média passou de 129 para 116,8 km no período entre 17 e 20 horas.
A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) afirma que uma explicação para a diferença na redução registrada nos diferentes períodos é consequência da própria restrição para caminhões. Isso porque a maior parte dos casos de "exceções" - veículos de carga que podem circular em determinados períodos no centro expandido - se concentra pela manhã.
"Por exemplo, os caminhões que transportam alimentos perecíveis podem transitar até as 12 horas; os que executam os serviços de concretagem e remoção de entulho, mudanças, feiras livres, coleta de lixo e serviços essenciais, podem até as 16h", informou a companhia.
Especialistas em engenharia de tráfego, no entanto, têm outra explicação para a diferença. O mestre em transportes Sérgio Ejzenberg afirma que a maior fluidez constatada nas marginais não foi acompanhada pela melhora em outros corredores. Ou seja, pela manhã pode ocorrer ganho no tempo de viagem nas marginais, mas os motoristas voltam a perder tempo em outros corredores.
A CET afirma que mesmo a redução tímida do pico da manhã é benéfica, tendo em vista o aumento da frota. "A queda foi de 12,3% quando se consideram os anos de 2008 (93 km) e 2010 (81,5 km). É importante destacar que esse resultado é muito significativo porque foi obtido apesar do aumento de 13,3% na frota da capital."
Fonte: O Estado de S. Paulo, 23 de outubro de 2010