Em situações assim, a responsabilidade do estabelecimento é prevista no Código de Defesa do Consumidor (CDC). "O cliente deve ser ressarcido do valor e receber uma indenização por danos morais. Muito embora o dinheiro tenha sido retirado fora, a abordagem foi dentro do estacionamento", explica o advogado Maurício Guimarães Cury, especialista em Direito do Consumidor. A orientação do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) é para que os clientes solicitem algum tipo de comprovante com data, horário e período de permanência do carro naquele local. Em caso de problemas, a primeira reclamação deve ser feita para a própria empresa, por escrito. Caso a resposta seja negativa, a pessoa deve entrar com uma ação na Justiça. "A prova pode ser iniciada através de um Boletim de Ocorrência. Podem ser usadas imagens das câmeras e testemunhas. O juiz também pode inverter o ônus da prova e mandar o estabelecimento comprovar que o consumidor não estava lá, que ele não foi roubado", ressalta Cury.
Avisos abusivos
Os alertas, comuns em placas ou no próprio ticket de estacionamento, que tentam isentar o estabelecimento da responsabilidade não têm validade legal e são considerados abusivos. "Esse aviso não deveria continuar. É importante que as pessoas relatem esse tipo de situação para que possa haver fiscalização e as empresas sejam autuadas", atesta Maíra Feltrin Alves, assessora técnica da Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-SP).
Lei ineficiente
Em março de 2010 entrou em vigor a Lei Estadual nº 13.872, que obriga os estacionamentos a emitirem comprovantes contendo o preço da tarifa, a identificação do modelo e a placa do veículo. Também é obrigatório constar o nome e endereço da empresa prestadora do serviço. As informações devem estar disponíveis de forma clara para que, em qualquer ocorrência, o consumidor saiba exatamente a quem reclamar uma indenização. O problema é que a lei em questão não foi regulamentada pelo Governo do Estado, o que a torna praticamente nula.
Fonte: A Tribuna (Santos-SP), 18 de outubro de 2011