Parking News

Conhecida no mundo todo por seu sistema de transporte público baseado exclusivamente em ônibus, Curitiba vai investir agora em metrô. A futura primeira linha da capital paranaense consolida a renovação de um sistema criado há 40 anos, que já opera no limite da capacidade nos horários de pico e cuja velocidade média caiu 10 km/h desde sua implantação, destaca a Folha de S. Paulo. O metrô marca a vitória de um grupo que defende há cinco anos, na prefeitura, sua implantação. Técnicos que criaram o sistema de ônibus eram resistentes à ideia.
Ônibus x metrô
"O metrô está substituindo um sistema virtuoso a um custo extremamente alto", afirma o arquiteto Lubomir Ficinski Dunin, que integrou a equipe que criou a atual rede de ônibus.
Dunin se demitiu do cargo de diretor de transportes da cidade por estar insatisfeito. Para ele, o município retardou melhorias nos ônibus a fim de justificar o novo modal. Dunin diz que é possível aumentar capacidade e velocidade do atual sistema com medidas simples e baratas.
A prefeitura afirma que quer "modernizar" o sistema de transportes com o metrô, que é "eficaz" e que transporta seis vezes mais passageiros do que um biarticulado.
Segundo o presidente do Ippuc (órgão de planejamento urbano de Curitiba), Cléver de Almeida, o metrô faz parte de "um processo natural de evolução".
Fonte: Folha de S. Paulo, 13 de outubro de 2011

Categoria: Geral


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