A indústria de automóveis costuma reclamar bastante quando se sente ameaçada de alguma maneira. Em agosto, as vendas de carros caíram quase 5%. Algumas montadoras começaram a dar férias coletivas para os funcionários.
Manoel Moreira Marque, gerente-geral de concessionária, diz que as vendas caíram 20% em agosto e até agora não voltaram aos patamares de julho. "Houve no meio do ano uma dificuldade gerada pela falta de crédito e aí cria-se uma dificuldade nas vendas", afirma.
Segundo o IBGE, em agosto houve queda de 4,6% na venda de veículos no país em relação a julho. Para o instituto, é um sinal do desaquecimento da economia que coincidiu com um aumento no preço dos automóveis.
Com os pátios cheios, algumas montadoras resolveram dar férias coletivas para os funcionários. É uma medida pra tentar reduzir os estoques e depois ajustar a produção à demanda.
Apesar da queda nas vendas em agosto, a expectativa ainda é de crescimento para o setor automotivo. As vendas devem ser 5% maiores do que em 2010.
Fonte: programa Bom Dia Brasil (Rede Globo), 13 de outubro de 2011