Por volta das 18h30 do dia 17, a equipe do Diário levou cerca de dez minutos para percorrer 800 metros, da rodovia até a Praça Mauá, já em São Caetano. A saída da estrada é dificultada pelo semáforo da Avenida do Taboão, que fica aberto por cerca de um minuto e meio.
Ao chegar à Doutor Rudge Ramos, o fluxo é travado novamente devido à fila de veículos que aguardam para converter à esquerda, em direção à Estrada das Lágrimas. No sentido contrário, o sinal faz com que sejam observados reflexos na Avenida Guido Aliberti, em São Caetano. O trânsito na praça é prejudicado devido aos quatro semáforos existentes.
Para diminuir os engarrafamentos, equipe da Prefeitura monitorava os equipamentos. Segundo técnico de trânsito, os semáforos foram reprogramados na semana passada para equiparar os tempos de espera. Segundo o funcionário, antes da mudança, alguns sinais ficavam verdes por dois minutos, enquanto outros por apenas 20 segundos.
Agora, todos ficam abertos por cerca de um minuto.
A Prefeitura de São Bernardo informa que, para solucionar o problema da região, não basta apenas reprogramar os semáforos. A administração municipal cita o projeto de ampliação da Avenida Lauro Gomes em direção à Doutor Rudge Ramos e à Via Anchieta.
Fonte: Diário do Grande ABC (SP), 17 de abril de 2013