Esse centro terá a função de controlar e gerenciar o trânsito e o transporte público paulistanos. Os dados serão transmitidos por meio de uma rede de mil quilômetros de fibra ótica, conectando semáforos, centros de controle de tráfegos de área (CTAs) e a Cimu, que ficará em um prédio já usado pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) na Rua Bela Cintra, na região central, informa O Estado.
Por meio desse sistema, a gestão Fernando Haddad espera tornar mais eficiente a interface entre a São Paulo Transporte (SPTrans), responsável pela rede de ônibus, e a CET. Com a modernização dos semáforos, por exemplo, os cruzamentos poderão se programar por conta própria, favorecendo os fluxos das vias que estiverem mais carregados em determinado momento.
Hoje, só existem 105 cruzamentos "inteligentes". À central também serão conectadas mil câmeras digitais, capazes de monitorar melhor o trânsito à distância.
Com elas, ambulâncias e bombeiros poderão ser acionados e deslocados com maior rapidez nos casos de acidentes viários. "Você olha numa central o viário, o que está acontecendo, e se tem um acidente, é evidente que, de imediato, você vai lá, atua. É um monitoramento centralizado e integrado", explicou o secretário.
Em uma fase futura, o Metrô e a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), controlados pelo governo do Estado, deverão ser interligados à Cimu da Prefeitura, tornando mais eficiente o acionamento de ônibus da SPTrans durante as falhas em linhas metro ou ferroviárias.
O edital para a contratação de tecnologia necessária à implantação da Cimu deve ser publicado no mês que vem. A assinatura do contrato está prevista para agosto e o início das obras, que incluem instalação de fibra ótica, em setembro. As intervenções devem durar dois anos.
Fonte: O Estado de S. Paulo, 22 de abril de 2013