Parking News

Terminou dia 12 deste mês no pavilhão amarelo do Expo Center Norte o 9º Salão de Veículos Elétricos, Componentes e Novas Tecnologias. Organizado pela Mes Eventos, a feira reuniu 40 expositores e ocorreu simultaneamente ao Congresso de Veículos Elétricos. Mais que os já conhecidos Nissan Leaf e Toyota Prius, foi possível ver de perto um Lexus híbrido e quatro diferentes Renault com propulsão 100% elétrica: Fluence, Kangoo, Zoe (foto) e Twizy. Este último, um compacto para duas pessoas, podia ser dirigido num pequeno espaço de cerca de 300 m2.
O Zoe, um hatchback, já teve 6 mil unidades vendidas na Europa em 11 países diferentes. No Brasil, a Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL) adquiriu uma unidade e um Kangoo para testes. A companhia também foi uma das expositoras do Salão. ?Até o fim do ano compraremos mais seis veículos elétricos. A CPFL investirá R$ 6,5 milhões em seu Projeto de Mobilidade Elétrica no primeiro ano. Esse valor não é estanque e poderá aumentar?, afirma o gerente do projeto, Vasco Vilela.
A fabricante Eletra, em parceria com a Mercedes-Benz, levou à feira o ônibus HíbridoBR, que conta com duas fontes de energia: o motor elétrico, responsável pela movimentação do ônibus, e o propulsor a diesel, que além de ser menor que o aplicado a um veículo similar opera em rotação constante. Isso reduz a emissão de poluentes, pois nas acelerações é o motor elétrico que atua.
Um banco de baterias tracionárias complementa a energia disponível para o motor elétrico, quando necessário. Em cada parada, seja para entrada ou saída de passageiros ou nos semáforos, o grupo motor gerador recarrega as baterias por frenagens regenerativas. As baterias são fabricadas no Brasil pela Moura.
A fabricante de componentes TE Connectivity, que fornece itens para as montadoras de automóveis instaladas no Brasil, mostrou no salão aquilo que ela tem no exterior para carros elétricos. Segundo o coordenador de marketing de produto da companhia, Wilson Nogueira, o objetivo é mostrar aos fabricantes de trólebus e de outros veículos elétricos nacionais o que já existe lá fora.
Outros nomes conhecidos na cadeia automotiva estiveram na feira, a fabricante de baterias Moura e a Weg, que produz motores elétricos. Passaram de dez os expositores de motonetas, bicicletas e triciclos elétricos.
Fonte: Automotive Business, 10 de setembro de 2013

Categoria: Mundo do Automóvel


Outras matérias da edição

R$ 20 bilhões para mudar São Paulo (18/09/2013)

Já é possível vislumbrar um futuro para a cidade de São Paulo, que vai desafogar o trânsito e ao mesmo tempo melhorar a qualidade de vida dos seus habitantes. A prefeitura da cidade pretende começar a (...)

Preços de estacionamento (01/09/2013)

O supervisor comercial Felipe Santos mora na zona leste de São Paulo e trabalha em São Caetano do Sul, no ABC paulista. Além dos R$ 500 que gasta todo mês com combustível, ele desembolsa mais de R$ 25 (...)

Valor fracionado é aprovado (11/09/2013)

Muito em breve os motoristas blumenauenses vão poder pagar apenas pelo tempo que utilizam os estacionamentos particulares na cidade. Com oito votos a favor, a Câmara aprovou dia 10 o projeto de lei qu (...)


Seja um associado Sindepark