O projeto deve começar no próximo dia 28 ? prevê que o parque abra às 5h do sábado e só feche à meia-noite do domingo. Atualmente o parque está aberto ao público todos os dias, das 5h às Oh. Para Roberto Di Cillo, membro do Conselho Gestor do parque (que representa frequentadores e moradores), a proposta poderá trazer problemas. ?A ampliação do horário trará impactos à fauna e à flora, prejudicadas a médio e longo prazos.?
Um terço
No novo horário de funcionamento, a prefeitura pretende abrir ao público a região da marquise e dos museus (que poderão ou não funcionar) o que equivale a um terço da área do parque, ou cerca de 500 mil m2 do 1,5 milhão de m2. Persoli diz que existe ainda a possibilidade de abrir o observatório do Planetário. A pista de corrida, as quadras poliesportivas e demais áreas permanecerão fechadas nessas cinco horas.
Estacionamento vai fechar de madrugada
Apesar de o parque Ibirapuera ampliar o horário de funcionamento no final de semana, o estacionamento não será aberto ao público de madrugada. No sábado, os motoristas poderão entrar no parque somente até as 22h. Hoje é possível entrar até a meia-noite. A partir da 0h de domingo, todos os carros deverão ser retirados. O único acesso após a 0h será a pé, pelos portões 1 e 2, que ficam próximos ao Obelisco. ?Os motoristas poderão estacionar em bolsões atrás da Assembleia Legislativa e caminhar. A segurança nesse trecho fica a cargo da Polícia Militar?, diz Milton Persoli. Ele diz que não será permitido estacionar de madrugada no parque para coibir a violência e namoros nos carros. A PM não se manifestou. Para Roberto Di Cillo, a ideia é absurda. ?Como se pode abrir um espaço e impedir o acesso de carro? A entrada ficará restrita. Quem vier de outras regiões terá que deixar o carro na rua e caminhar, correndo riscos.?
Fonte: Agora S. Paulo, 15 de setembro de 2013