O cálculo da distância é feito com base nas informações de geoposicionamento do Google Maps. Os dados exibidos ficam guardados para que a CoLabora identifique qual a média de deslocamento em cada cidade.
Além da média diária de deslocamento (ida e volta), o CoLabora mostra a média da cidade e da empresa. Também exibe o tempo gasto no trânsito e a quilometragens mensais.
Em fase de testes, o aplicativo será lançado oficialmente durante a Semana da Mobilidade, que ocorre entre 16 e 22 de setembro.
?A nossa ideia é partir disso para trabalhar fortemente iniciativas que reduzam o gasto de tempo do trabalhador no trânsito?, diz Borin.
O CoLabora é uma iniciativa de empresários para promover iniciativas de trabalho flexível, que não forcem os trabalhadores a longos deslocamentos diários.
Modelos disso são a semana comprimida (trabalhar mais horas por dia, mas menos dias por semana; dez horas de segunda a quinta, por exemplo), o horário flexível (para evitar o pico de tráfego), home office (executar boa parte das funções em casa para não ter de ir todo dia ao escritório) e um regime de coworking (compartilhar espaços de trabalho com colegas que morem na mesma região).
Chamar os trabalhadores que moram longe do trabalho de sofredores e os que moram perto de sortudos é uma brincadeira, contemporiza Borin. ?No trânsito, somos todos sofredores, porque gastar tempo no trânsito não é sorte nenhuma.?
Fonte: portal G1, 13 de setembro de 2013