Apesar do valor elevado, Arce diz que o governo trabalha com a hipótese de fazer uma concessão tradicional em vez de uma Parceria Público-Privada (PPP) por acreditar que o movimento de veículos deve ser suficiente para garantir retorno às empresas. "É um valor considerável, mas a nossa opção é buscar a concessão plena, para que não sejam necessários aportes do Estado." Dessa forma, o Estado abriria mão do recolhimento de uma outorga da concessão, modelo utilizado no último lote de concessões, para garantir o investimento privado na obra, o que, segundo o secretário, garantiria uma construção mais rápida.
O governo está com os estudos do trecho Leste mais avançados e trabalha os estudos para licenciamento ambiental do trecho Norte. Segundo Arce, já existe um traçado inicial proposto para o Leste e o processo de audiência pública para licenciamento ambiental foi finalizado com a apresentação do Estudo de Impacto Ambiental e o Relatório de Impacto no Meio Ambiente (EIA-Rima). "Agora temos que ver se será necessário fazer mudanças." O trecho Leste terá 43,5 quilômetros e ligará a parte Sul às Rodovias Ayrton Senna e Dutra, com início no município de Mauá. O trecho Norte terá cerca de 60 km, com início nas proximidades da Rodovia dos Bandeirantes e término na Dutra, em Guarulhos.
Fonte: Valor Econômico (SP), 12 de agosto de 2009