Um referencial nos efeitos negativos do tráfego foi a velocidade média dos principais corredores, como as Avenidas Juscelino Kubitschek, Hélio Pellegrino e Faria Lima, e a quantidade de vagas de garagem criadas na Operação Urbana Faria Lima. Os 124 pólos geradores exigiram a criação de 38.807 vagas de garagem em oito anos, uma média anual de 4.581 vagas.
Os técnicos projetam que, caso os prognósticos de novas construções e o aumento da frota da cidade se mantenham, vai cair a velocidade média de praticamente todos os corredores nos próximos três anos. Na média geral das vias analisadas, a velocidade do tráfego deve ficar 10,33% menor. Hoje, a velocidade média nessas vias é de 30 km/hora e deve baixar a 26,9 km/hora.
O subprefeito de Pinheiros, Nilton Nachle, disse que a idéia é usar os dados na revisão do Plano Diretor de São Paulo, prevista para 2009. Nachle defende a inclusão de restrição a empreendimentos nas áreas mais ocupadas. "Observamos que já existe um processo de supersaturação em alguns pontos de Pinheiros", disse.
Fonte: Folha de S. Paulo, 17 de dezembro de 2008