Nos últimos cinco meses, a Prefeitura fez alterações nos estacionamentos em ruas dos Jardins, Pinheiros, Vila Olímpia e Moema, que levaram à retirada de 1.569 vagas e à implantação de 790. Como saldo, diminuição de 779 lugares. Por outro lado, a promessa repetida há anos de criar alternativas para a escassez de estacionamentos em diversas áreas, como a construção de garagens subterrâneas, nem começou a sair do papel. A Emurb (Empresa Municipal de Urbanização) se limita a declarar que está em análise a modelagem jurídica para a implantação das garagens subterrâneas no Centro. Estudos contratados pela Prefeitura nos últimos anos apontaram um déficit de 10 mil vagas de estacionamento no Centro para um total de 40 mil existentes em terrenos e prédios privados. A Prefeitura chegou a preparar as licitações para construir seis garagens subterrâneas na região central, mas os processos não tiveram continuidade.
O loteamento do espaço público se estende também à atividade dos valets. Desde que a atividade teve sua última regulamentação, em fevereiro do ano passado, só 11 empresas que prestam esse serviço conseguiram se regularizar de uma estimativa de 600 que atuam na cidade.
Fonte: Agora São Paulo, 14 de dezembro de 2008