As intervenções na Marginal representam quase um terço do total do orçamento. O gasto estimado é de R$ 470 milhões. Segundo o secretário municipal de Infraestrutura e Obras, Elton Santa Fé Zacarias, o investimento se justifica porque a obra dará mais mobilidade à zona sul. "O motorista que segue pela Marginal na direção de Interlagos enfrenta hoje um estrangulamento na Ponte Transamérica, que será sanado com as mudanças propostas", afirmou.
Os eventuais benefícios que a obra trará, no entanto, não são consenso entre os especialistas em transporte público. Para o consultor Horácio Augusto Figueira, o principal reflexo da ampliação da via será a atração de mais carros para a região - e, com eles, obviamente mais trânsito. "O usuário de ônibus, do trem que circula na Marginal, poderá optar por utilizar o automóvel. E os carros que usam outras rotas também devem migrar. O congestionamento, que já é pesado, tende a aumentar", avalia.
Fonte: O Estado de S. Paulo, 23 de fevereiro de 2012