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Não é de hoje que o preço dos carros é mais alto no Brasil do que na Argentina, mesmo quando medido em relação ao poder de compra, ou "paridade de poder aquisitivo" (PPA), que leva em conta a capacidade de adquirir bem de acordo com o salário médio dos consumidores. As diferenças de tamanho dos mercados, da demanda e das variações do câmbio refletem na tabela de preços de um país e de outro. Por isso, essas variáveis são determinantes para as marcas definirem suas estratégias de exportação versus abastecimento do mercado doméstico. Uma pesquisa feita pelo portal argentino MegaAutos considerando alguns modelos e marcas vendidos nos dois países revelou que, depois da última valorização do Real, o valor de um mesmo veículo chega a ser 64% maior no Brasil do que na Argentina.
O caso mais notório é o da Ford Ranger. A versão de entrada da picape custa o equivalente a R$ 39.250 no país vizinho, enquanto, por aqui, ela vale R$ 64.533, ou seja, 64% a mais. Já o Ford Focus, também produzido na unidade de General Pacheco, tem preço 45% maior no mercado brasileiro, uma diferença de mais de R$ 17.410.
A Volkswagen Amarok cabine simples, 4x2, a versão mais básica da picape, custa 47% menos no país vizinho, uma diferença de mais de R$ 29.900. Na tabela, o Toyota SW4 que sai da fábrica de Zárate, na versão 5 lugares, com transmissão automática custa R$ 170.380 no Brasil. Esse valor é 48% maior do que os R$ 115.101 cobrados dos argentinos pelo mesmo carro.
Mas as grandes diferenças não acometem só os modelos fabricados na Argentina. A versão mais barata do Volkswagen Gol, fabricado no Brasil, custa R$ 12.746 a mais por aqui do que no país vizinho. São 42% de diferença.
Fonte: portal MegaAutos, 22 de fevereiro de 2012

Categoria: Geral


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