Juntas, as duas vias receberão mais 6,3 km de pista e a mesma extensão de ciclovias. Na Belmira Marin, a duplicação será no sentido da Avenida Senador Teotônio Vilela. No futuro, a Prefeitura ainda prevê construir uma ponte ligando o Jardim Gaivotas ao Jardim Ganhambu, outra exigência local para acesso mais rápido ao centro.
Na M"Boi Mirim, a duplicação deve dar mais espaço aos ônibus. Em determinado trecho, a via ganhará uma faixa de cada lado. Em outros, duas. Em paralelo, a Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras diz que vai reformar o corredor dos coletivos.
"Haverá uma requalificação. A ponte usada para ultrapassagem, por exemplo, será melhorada e ganhará faixa dupla para ônibus. Do jeito que está, a M"Boi Mirim não dá vazão nem aos carros nem aos ônibus", afirma o secretário Elton Santa Fé Zacarias. Segundo ele, caso o governo estadual opte por construir um monotrilho na avenida - e não um metrô subterrâneo, como reivindicado pela população -, o canteiro central ainda será alargado.
No novo plano viário municipal, a Avenida Guarapiranga é a que ganhará a maior extensão. Serão 9,9 km margeando a represa, no entroncamento com a Estrada da Baronesa, a um custo estimado de R$ 310 milhões. Segundo a Prefeitura, esse será o primeiro trecho de um anel viário a ser construído.
Ao todo, a Prefeitura pretende construir 43 km de novas faixas, incluindo o investimento previsto para a Marginal do Pinheiros. "A zona sul é a região mais carente de mobilidade urbana, pela própria característica de ocupação, com muitas invasões sem qualquer planejamento. O resultado é que o viário da região ficou muito acanhado e deficiente", diz Zacarias.
Fonte: O Estado de S. Paulo, 24 de fevereiro de 2012